13 C
Alcanede
Quinta-feira ,25 Abril, 2024
Educação

Escolas na freguesia de Alcanede vão fechar quase sem contestação

O encerramento das 701 escolas do 1.º ciclo está a causar polémicas, com muitas críticas de autarcas e pais que agora vêem os filhos obrigados a mudar de escola, muitos para locais longe de casa. Só em Santarém parece haver consenso de que o fecho de portas das escolas foi a melhor escolha, com os protestos a serem poucos e as dúvidas a não existirem.

Todas as escolas de Alcanede, a maior freguesia do concelho de Santarém, vão encerrar, sem qualquer contestação. “Os pais foram chamados para reuniões, foi-lhes explicado o processo, levámo-los a visitar o novo centro escolar e, no final, quase todos ficaram satisfeitos”, declarou ao DN o presidente da Junta de Freguesia de Alcanede, Manuel Joaquim Vieira (PSD).

As crianças das aldeias de Pé da Pedreira, Valverde, Viegas, Vale do Carro, Aldeia da Ribeira e da vila de Alcanede serão deslocadas para o novo centro escolar de Alcanede, que reunirá perto de 300 alunos.

Das dez escolas que vão fechar no concelho de Santarém, seis são em Alcanede e duas na freguesia de Achete.
O presidente da Câmara Municipal de Santarém, Francisco Moita Flores, justifica a ausência de protestos com o facto de ter sido um processo negociado: “Todo o processo foi negociado e conseguimos impedir o encerramento de muitas das escolas com menos de 20 alunos, aceitando apenas o fecho das escolas das localidades abrangidas por centros escolares.”

Fonte: Diário de Notícias

Nota: No antigo site do Portal esta página foi lida 579 vezes

Artigos Relacionados

Criação do Mega-agrupamento Alcanede/Pernes poderá colocar em causa alguns docentes

Paulo Coelho

Eunice Lopes – Jovem Alcanedense realiza curta-metragem

Carlos Coelho

Agrupamento escolas de Alcanede encerra ano letivo com arraial popular

Paulo Coelho