13 C
Alcanede
Quarta-feira ,24 Abril, 2024
Sociedade

Equipa diretiva da ARCA celebra espírito natalício com jantar convívio

A Associação Recreativa e Cultural de Alcanede (ARCA) realizou no dia 8 de dezembro o seu tradicional jantar de Natal. O convívio contou com a presença de cerca de 40 pessoas, entre elementos da direção e amigos da instituição Alcanedense.
Fortalecer ainda mais o espírito de camaradagem foi um dos principais objetivos desta iniciativa que se estendeu até de madrugada ao som de um animado espetáculo de karaoke.

“Não pode ser só trabalho”, desabafou Fernando Costa, “estes convívios são importantes para reforçar a nossa união que é fundamental para levar o barco a bom porto”. Um dos objetivos da equipa diretiva da ARCA “é abrir cada vez mais esta casa a toda a comunidade da freguesia e criar boas condições a todos”.

O jantar de Natal decorreu numa sala que foi recentemente remodelada. Um trabalho que estava na mira dos atuais responsáveis da coletividade e que nasce da vontade de fazer obra, “começámos pelos melhoramentos no rés-do-chão, onde estavam os bombeiros, criando condições para que as Vespinhas do Castelo pudessem utilizar aquele espaço”, com remodelação total ao nível de instalações elétricas e de pintura e que também está apto a receber outras atividades.

A segunda fase das obras registaram-se no local intermédio da ARCA, “o balcão e a cozinha que aqui existiam já não serviam as nossas necessidades, pelo que decidimos colocar os dois espaços amplos e funcionais”. Um trabalho que contou com alguns apoios, nomeadamente “da empresa do Sr. Francisco Frazão, por intermédio dos seus filhos que nos ofereceram toda a pedra para a sala, e do Sr. António Batista, da Calcidrata, que nos ofereceu toda a cola necessária para o assentamento do chão e azulejos”. Segundo Fernando Costa, para a obra ficar completa, “falta algo que sabemos que é difícil adquirir. As bancadas, as loiças, os fogões, enfim, tudo o que é necessário para ter uma cozinha bem equipada”.

Finalmente, e quando for possível, as atenções serão centradas no salão principal da Associação Recreativa e Cultural de Alcanede, “de costas ou de barriga tudo faremos para que as obras sejam uma realidade”. Entre as remodelações, destaque para a ampliação das casas de banho “possibilitando o acesso também a pessoas com deficiência”, além de outras obras que o presidente da ARCA considera ”que a população merece”.

Nestas declarações ao Portal de Alcanede, Fernando Costa aproveitou também para enaltecer o trabalho desenvolvido por Margarida Fonseca, que ali desenvolve as suas aulas de ballet, “é nossa vontade realizar algumas iniciativas, em conjunto com a professora, que ajudem a trazer mais jovens para a prática desta dança”.

Em jeito de balanço, a direção da associação considera que 2012 foi positivo e que esta reta final será muito ativa, “vamos ter atividades todos os fins-de-semana até ao final do ano”, disse o presidente da ARCA, apelando ainda à população para que ajude a coletividade a reunir um espólio de fotografias antigas “que sabemos que existem e que ilustram a história da nossa associação”, de forma a fazerem parte “de uma exposição permanente que gostaríamos de mostrar a todos os que nos visitam”. As fotos serão apenas emprestadas para que sejam alvo de cópia e imediatamente devolvidas aos seus proprietários.

Ver Fotos

 

Artigos Relacionados

Gruta do Algar do Pena candidata às 7 maravilhas naturais de Portugal

Paulo Coelho

Chuva e vento forte “presentes” durante o Natal

Paulo Coelho

Pai Vitorino recomenda uma visita à F.A.V.A dia 30 de maio

Portal Alcanede