22 C
Alcanede
Sexta-feira ,24 Setembro, 2021
Desporto

Equipa ADAR/OFIMOTO está de regresso às competições

A Associação Desportiva de Aldeia da Ribeira (ADAR), através da Seção de Ciclismo/BTT, está de volta às competições desportivas e, este ano, com 12 atletas filiados na Associação de Ciclismo de Santarém/Federação Portuguesa de Ciclismo e alguns não federados. Campeonato e Taça de Portugal de Downhill e Taça de Portugal de Enduro são as principais provas em destaque.

Em declarações ao Portal de Alcanede, Pedro Aires, Presidente da Secção de BTT, lembrou que o ano de 2020 foi inglório, “a ADAR tinha a sua maior equipa de sempre, em número de atletas federados, veio a pandemia Covid e com ela um ano atípico, originando confinamentos e constantes alterações de provas e o cancelamento da maior parte delas, impossibilitando assim os nossos atletas de competir”, disse.

Já este ano, a pré-época decorreu “com treinos e preparação dos atletas, com as devidas precauções e limitações impostas pela pandemia”, tendo a equipa de Aldeia da Ribeira iniciado a competição em abril, em São Brás de Alportel, onde decorreu a 1ª Etapa da Taça de Portugal de Downhill 2021. Em representação do Team ADAR/Ofimoto, na prova algarvia, estiveram os atletas Tiago Fernandes (Master-30) e Rui Fragoso (Master-40), tendo obtido os 12º e 11º lugares, respetivamente nos seus escalões.

A competição seguiu em Lorvão, Penacova, nos dias 8 e 9 de maio, com a realização da 1ª Etapa da Taça de Portugal de Enduro, onde a equipa se fez representar com 10 atletas, “numa prova que contou com cerca de 200 participantes, inclusive alguns estrangeiros”, referiu Pedro Aires. O Team ADAR/Ofimoto conseguiu colocar 4 atletas no top 10 dos seus respetivos escalões e atingir o 10º Lugar da classificação geral por equipas.

Boticas recebeu a 2ª Etapa da Taça de Portugal de Downhill, no passado dia 16 de maio 2021, “uma prova Internacional e a contar para a categoria C1 da UCI, levando à presença de bastantes atletas estrangeiros, entre eles alguns dos melhores da modalidade”. Tiago Fernandes (Master-30) foi o único atleta da ADAR a competir, mas uma série de contratempos levaram-no a terminar na 24ª posição no seu escalão, “os treinos foram com chuva e no domingo veio o sol, mas infelizmente foi dia de azar para o Tiago, na qualificação partiu uma roda e na final partiu a corrente ainda na parte inicial da descida”, explicou Pedro Aires, adiantando que “melhores dias virão para este incansável atleta”, citamos.

As próximas competições já têm data marcada, dias 5 e 6 de junho vai decorrer a 2ª etapa da Taça de Portugal de Enduro, em Cadafaz (Celorico da Beira), e a 11 de julho o Campeonato Nacional de Downhill, aqui bem perto de nós, em Porto de Mós.

Além das classificações já mencionadas, deixamos o quadro completo das mesmas na Taça de Portugal Enduro realizada a 9 de maio 2021:

5º Lugar – M50: Pedro Aires

6º Lugar – Femininas +17: Andreia Silva

8º Lugar – E-MTB (elétricas): Rui Fragoso

10º Lugar – M30: Tiago Fernandes

12º Lugar – M40: Nuno Lopes

23º Lugar – M30: Filipe Esteves

23º Lugar – Elite: Tiago Taipina

31º Lugar – M30: Bruno Silva

34º Lugar – M40: Luís Nogueira

37º Lugar – M40: Luís Antunes

Quadro dos atletas da ADAR federados 2021:

AtletaCategoria
. Martim MontezEscolas/Juvenil
. Andreia SilvaSub-23   Feminina
. Alexandre MontezSub-23  Masculino
. Tiago TaipinaElite  Masculino
. Filipe EstevesMaster  30 Masculino
. Tiago FernandesMaster  30 Masculino
. Bruno SilvaMaster  30 Masculino
. Luís NogueiraMaster  40 Masculino
. Nuno LopesMaster  40 Masculino
. Rui FragosoMaster  40 Masculino
. Luís AntunesMaster  40 Masculino
. Pedro AiresMaster  50 Masculino

Mais informação e classificações:

BTT: https://www.fpciclismo.pt/btt 

Provas e Classificações: https://www.fpciclismo.pt/prova-btt-

Facebook da FPC: https://www.facebook.com/FedPortCiclismo

ADAR/Ofimoto: https://pt-pt.facebook.com/adar.ofimoto/

Fotos: ADAR; FPC e FB DH

Artigos Relacionados

Grupo de jovens organiza torneio de futsal durante a Expo Alcanede

Paulo Coelho

Equipa portuguesa DiabPT United termina Campeonato Europeu de Futsal com 5 vitórias

Carlos Coelho

A ADAR inicia época de 2015 com pódio na Taça de Portugal

Carlos Coelho