14.3 C
Alcanede
Sexta-feira ,19 Abril, 2024
Entrevistas

Eduardo Paixão: “Precisamos de mais pessoas a ajudar e a colaborar”

epaixao

epaixaoNascida no início da década de 80 a Associação Cultural Centro Desportivo de Mata do Rei tem sido fiel à tradição de manter a sua festa anual. Apesar das dificuldades financeiras há quem não deixe morrer os festejos em honra de São João Baptista e Nossa Senhora da Luz. Nas vésperas da festa anual, que vai decorrer a 18,19,20,21 e 24 de Junho, o Portal de Alcanede foi a Mata do Rei falar com Eduardo Paixão, presidente da Associação há 3 anos.

entrevistamatarei1Portal Alcanede (PA) – Desde que assumiu as funções de presidente da Associação de Mata do Rei, que balanço faz do trabalho desenvolvido?

Eduardo Paixão (EP) – Vivemos especialmente desta festa anual, está à dimensão do lugar que é pequeno, mas isso não deve significar que abandonemos as nossas tradições e é por isso que um grupo de pessoas se tem esforçado, na medida das suas possibilidades. Não há grande balanço a fazer, os lucros da festa vão dando apenas para pagar a água e a luz.

PA – Vai dando para as despesas?

EP – Sim. Mas agora está tudo cada vez mais difícil. Tivemos de gastar muito dinheiro para colocar o terreno da sede em nome da Associação, algo que ainda não tinha sido feito e que agora nos penalizou ao nível das contas que já de si eram fracas.

PA – Além dessa, que outras dificuldades enfrentam?

EP –  A dificuldade que lhe falei à pouco não deixa margem para muito mais  o  que conseguimos arranjar é só para a manutenção da casa. Pedimos ajuda à câmara municipal de Santarém, mas como não tínhamos a papelada toda tratada, não foi possível, recorrer a subsídios. Agora já temos tudo certo, mas ao fim e ao cabo isto não vai dar em nada.
A junta de freguesia de Alcanede ajuda. Se for preciso cimento ou outro material, ela dá o seu apoio. Dinheiro é que não tem sido possível, pelas limitações que todos sabemos.

PA – As pessoas de Mata do Rei são bairristas? Ajudam-se muito uns aos outros?

EP – A colaborarem com a festa, por exemplo, ajudam sobretudo nas ofertas e nos peditórios dão sempre o seu contributo, na medida do possível. Naturalmente, que isso é muito importante, mas gostaria de ver mais envolvimento, e isso não passa apenas por dinheiro, precisamos também de mais voluntariado para colaborar.

entrevistamatarei3PA – E os jovens de Mata do Rei também ajudam?

EP – Não participam muito, ainda assim. A maioria ajuda trazendo outro pessoal jovem (de outras terras) aqui para a festa e para os bailes, o que já é bom. Como sabe as solicitações dos jovens são muitas e quando toca a reunir as coisas nem sempre são fáceis, mas com o tempo o sentimento de bairrismo vai ficando mais apurado, e mais tarde ou mais cedo acabam por despertar.

PA – Gostava de deixar alguma mensagem em especial?

EP – Que nos ajudem. A associação precisa de mais obras, isto está longe de estar pronto. Sei que é difícil, mas precisávamos de mais pessoas a ajudar e a colaborar. Tenho a certeza que este apelo vai ao encontro das pessoas que percebem as dificuldades com que nos debatemos, dia após dia, mas decerto que as coisas podem caminhar para um final feliz.

PA – Eduardo Paixão obrigado pelas declarações ao Portal de Alcanede e felicidade para a associação de Mata do Rei e para os festejos de São João e Nossa Senhora da Luz…

EP – Nós é que agradecemos o terem vindo a Mata do Rei. Obrigado.

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 688 vezes

Artigos Relacionados

Prazeres Carvalho: “O que eu queria, era ir para a escola”

Portal Alcanede

Movimento Mochila às Costas parte para a estrada em mais uma onda de solidariedade

Carlos Coelho

Grupo Jovens pela Igreja Alcanede: “A nossa vontade é alertar a juventude para aquilo que podemos fazer na nossa freguesia”

Portal Alcanede