15 C
Alcanede
Terça-feira ,30 Novembro, 2021
Educação

Dramatização histórica reconstitui outorga do Foral de Alcanede e Pernes

A companhia de Teatro Vivarte protagonizou no passado dia 21 de dezembro de 2014, a reconstituição da outorga do Foral de Alcanede por parte do Rei D. Manuel I em 1514, e a sua apresentação aos povos ocorrida em 1517. A dramatização histórica contou com alguns momentos de humor, e reuniu várias dezenas de pessoas no largo D. Afonso Henriques, sede da junta de freguesia de Alcanede.

“Aproveitando as comemorações dos 500 anos do documento que esperamos se prolongue até 2017, e fazendo uso da nossa história, é importante que as pessoas a conheçam melhor”, disse José Raimundo Noras, investigador e coordenador do projeto de Comemorações dos 500 anos do Foral de Alcanede e Pernes.
 

Em declarações ao Portal de Alcanede (PA), o investigador fez um balanço positivo das atividades sobretudo na “ligação com as escolas a propósito das exposições bibliográficas que tivemos tanto em Alcanede como em Pernes, acho que é por ai que devemos ir”, admitiu.
 

“Isso está previsto com o Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques, de modo que também as próprias crianças sejam o veículo do redescobrir desta cultura histórica”.
 

A recolha bibliográfica sobre as antigas câmaras, pesquisada na Biblioteca Municipal de Santarém e em outros arquivos deverá ser apresentada em breve, “ também aqui há pano para mangas para investigações de história local, tendo em conta um acervo de informação muito rico, que dá a entender quem eram os antepassados das populações”.
 

As informações recolhidas permitiram também apurar que o arquiteto Korrodi, “tinha um jazigo no cemitério de Alcanede”, uma informação que em termos da história da arte não era conhecida.
 

“Espero que estas comemorações possam servir para potenciar Alcanede e Pernes como destinos de turismo cultural”, o investigador tem esperança que possa ser concretizado “um mapa dos locais de interesse das duas localidades”.
 

A reconstituição da outorga do Foral de Alcanede e Pernes, decorreu em horários distintos contando com as presenças de António Pinto Correia, presidente da Assembleia Municipal de Santarém, Susana Pita Soares, vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, das vereadoras Inês Barroso e Otília Torres e dos presidentes das Juntas de Freguesia de Alcanede e Pernes, Cristina Neves e Luís Emílio Duarte, entre outras entidades.

As iniciativas integradas nas comemorações dos 500 anos do Foral de Alcanede e Pernes, são uma organização da Câmara Municipal de Santarém, apoiadas pelas autarquias locais de Alcanede e Pernes, sendo coordenadas pelo historiador José Raimundo Noras.

VER FOTOS

 

Artigos Relacionados

Professora Paula Frazão distinguida pela sua dedicação de 24 anos em São Brás de Alportel

Portal Alcanede

Aluna da Escola Básica de Alcanede conquista 3º lugar em concurso promovido pelo Plano Nacional de Leitura

Carlos Coelho

Depois de Braga e Sines, EB 2,3 de Alcanede recebe projeto inovador

Paulo Coelho