10.2 C
Alcanede
Segunda-feira ,12 Abril, 2021
Educação

Dois anos depois da primeira pedra, centro escolar de Alcanede foi inaugurado

O centro Escolar de Alcanede inaugurado oficialmente na sexta feira pelo Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Moita Flores, é o primeiro edifício público certificado pelo sistema Líder A, tendo recebido a classificação de eficiência ambiental A ++. Além do aproveitamento da luz natural como fonte de energia, o edifico foi idealizado para o reaproveitamento das águas residuais, ventilação e sistemas de aquecimento.

As actuais condições de trabalho levaram a Directora do Agrupamento de Escolas de Alcanede, Helena Vieira a afirmar que se trata da “concretização de um sonho que vai beneficiar as crianças da freguesia”, em comparação com as antigas escolas onde frequentavam as aulas. 

Para o presidente da Junta de Freguesia de Alcanede, Manuel Joaquim Vieira, valeu a pena a espera de dois anos que culminou com a construção de um edifício “atractivo, amigo do ambiente e que traz um futuro melhor às crianças da freguesia”.
O novo Centro Escolar num investimento a rondar os 2,5 milhões de euros é composto por 4 salas de jardim-de-infância, com capacidade para 100 crianças, e salas destinadas ao ensino básico e enriquecimento curricular, com capacidade para 200 crianças.

Na sessão solene de inauguração do novo Centro Escolar de Alcanede, muito participada pela população, o presidente da Câmara Municipal de Santarém, sublinhou a importância do investimento na educação afirmando “ que o governo e as autarquias que descuram esse investimento, estão a condenar o país ao fracasso”. Moita Flores em declarações ao Portal de Alcanede, assumiu que ao nível do Concelho de Santarém, o Centro Escolar do Jardim de Baixo, “está quase terminado” e que no inicio de 2011 vão começar a ser construídos os Centros escolares de Santarém Norte e Sacapeito ao abrigo do QREN – Quadro de Referência Estratégico.

Nota: No antigo site do Portal esta página foi lida 944 vezes

Artigos Relacionados

Conselho Diretivo dos Baldios de Valverde, Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira apoia encarregados de educação compartes

Carlos Coelho

Depois de Braga e Sines, EB 2,3 de Alcanede recebe projeto inovador

Paulo Coelho

Alunos do centro escolar de Alcanede brincam ao Carnaval

Paulo Coelho