13.3 C
Alcanede
Domingo ,11 Abril, 2021
Sociedade

Distrito de Santarém em alerta amarelo por previsão de chuva e vento forte nas próximas horas

Nas próximas horas, o estado do tempo pode sofrer alterações significativas. Segundo a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), a partir da madrugada desta Sexta-feira, o vento vai soprar entre forte a muito forte em algumas regiões, nomeadamente no distrito de Santarém, com precipitação acompanhada de trovoada, situação que levou a que fosse acionado o alerta amarelo.

As condições mais adversas deverão incidir, em especial, nas regiões Centro/Sul, com vento a soprar com forte intensidade, com rajadas na ordem dos 70 km/h, e muito forte nas terras altas, com rajadas na ordem dos 100 km/h.

A ANPC alerta também para a chuva intensa, “precipitação, por vezes forte e acompanhada de trovoada, a atingir mais significativamente a região do litoral Centro/Sul, com acumulados que podem exceder 40 mm/3 horas, não sendo de excluir a hipótese de formação de fenómenos extremos de vento e precipitação”, pode ler-se numa nota emitida pela Proteção Civil.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil alerta ainda para várias consequências destas condições meteorológicas adversas:

Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;
Possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
Possibilidade de inundação por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
Danos em estruturas montadas ou suspensas;
Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiências de drenagem;
Possibilidade de queda de ramos ou árvores.

Artigos Relacionados

Covid-19: Todos os utentes do lar da Santa Casa de Alcanede testaram negativo

Portal Alcanede

Ordenamento do PNSAC em discussão pública

Paulo Coelho

Vila de Alcanede em Festa de 23 a 26 Agosto

Portal Alcanede