26.1 C
Alcanede
Quinta-feira ,18 Abril, 2024
Sociedade

Direcção AHBVA não se recandidata às próximas eleições

A alegada falta de apoio, diálogo e o protelar da marcação de eleições motivou a assinatura de um documento subscrito por 49 bombeiros, dos 55 do quadro activo, cujas eventuais consequências são ainda desconhecidas.

No comunicado entregue na passada sexta feira à direcção, os bombeiros surpreenderam com esta tomada de posição. Confrontado, com estas criticas, o presidente da AHBVA Manuel Rosa, disse ao Portal de Alcanede, “não se rever nas criticas imputadas à direcção”, acrescentado que tem obra feita, designadamente, “na concretização do novo quartel, um trabalho iniciado por anteriores direcções ao qual deu seguimento”, esclarece.

Nos últimos seis anos de mandato, Manuel Rosa, afirma que tem existido investimento no corpo de bombeiros e dá o exemplo da aquisição de “viaturas e equipamentos essenciais à prestação do socorro à população no valor de milhares de euros”.

Outro dos motivos de contestação por parte dos bombeiros prende-se com a demora na marcação de eleições. Uma situação justificada pela falta da assinatura dos novos estatutos, que estarão aprovados no decorrer da próxima semana, havendo então lugar a novo acto eleitoral, num prazo que deve rondar os dois meses.

O descontentamento do corpo activo dos bombeiros, ter-se-á agravado com o incumprimento do pagamento na totalidade dos salários do mês de Janeiro, que de resto originou na manhã de segunda feira uma greve, que ao que o Portal de Alcanede apurou, nunca colocaria em causa o socorro à população. A acção terá sido desconvocada depois de uma reunião entre comando e direcção. O presidente da AHBVA prevê que a verba em falta, “seja liquidada na íntegra durante a próxima semana”, referindo que o atraso se ficou a dever ao incumprimento de várias entidades, que tem compromissos de financiamento com a associação.

Tendo em conta as notórias divergências, entre corpo activo e direcção, Manuel Rosa apela “à serenidade, calma e tranquilidade entre bombeiros e sócios da instituição”, garantindo que não se recandidata às próximas eleições. Uma intenção já pensada antes destes acontecimentos.

Da parte do comando há a garantia que tudo está a funcionar dentro da normalidade e que o apoio à população nunca esteve em causa. O comandante Paulo Santos reconhece ao Portal de Alcanede que apesar deste momento conturbado, “os bombeiros mantêm o respeito pela actual direcção”, apelando à participação de todos os associados na vida desta instituição, afim de lhe conferir a dignidade que merece.

Artigos Relacionados

Portal de Alcanede organiza ciclo de colóquios descentralizado pela freguesia

Paulo Coelho

Junta de Alcanede indignada com falta de respostas EP por causa da “estrada de ninguém”

Carlos Coelho

Aldeia da Ribeira mantém investimento nas Festas em honra de São João Crisóstomo

Carlos Coelho