17.4 C
Alcanede
Quinta-feira ,9 Julho, 2020
Alcanede Coletividades Saúde Sociedade

Covid-19: Reincidência em utente do lar obriga Santa Casa a novas medidas preventivas

A Santa Casa da Misericórdia de Alcanede (SCMA) anunciou esta segunda-feira, 29 de Junho de 2020, a necessidade de implementar novas medidas preventivas na instituição. Em causa, está um caso de reincidência de um utente do lar que, após considerado apto pelo Hospital Distrital de Santarém (HDS), há cerca de 15 dias, voltou a testar positivo à Covid-19.

Num comunicado enviado ao Portal de Alcanede, a Provedora da Santa Casa lembra que o referido utente, “já antes havia sido testado positivamente com COVID-19, tendo estado internado no mesmo Hospital, a que se seguiu a declaração de alta, há cerca de 15 dias, com teste COVID 19 negativo e considerado apto a regressar ao lar”, citámos.

Apesar de ter estado sempre “em isolamento” desde que regressou do hospital, o “agravamento do seu estado de saúde”, levou os responsáveis da instituição a encaminharem o utente ao HDS, no passado dia 27 de Junho, tendo a unidade de saúde informado que “este doente deu novamente positivo para COVID 19 – réplica do vírus”, lê-se na nota informativa.

Segundo Wanda Mendo, “as autoridades competentes, que estão a supervisionar esta situação desde a primeira hora, decidiram voltar agora a testar os colaboradores da SCMA, como medida de precaução”, disse, indicando ainda que na área de isolamento da instituição, “o utente apenas contactou com as colaboradoras do lar, devidamente protegidas, as quais não apresentam qualquer sintoma”, afirma.

Visitas novamente suspensas

Perante a nova realidade, a Santa Casa da Misericórdia de Alcanede decidiu, de acordo “com o seu Plano de Contingência, a suspensão das visitas programadas ao lar, até nova informação”, sendo que a “retoma das visitas será feita em articulação com as autoridades competentes”, refere o comunicado.

No documento assinado pela Provedora, que em baixo publicamos na íntegra, fica a certeza de que toda a equipa da Santa Casa buscará a “máxima articulação e empenho com os utentes e suas famílias, colaboradores, voluntários e comunidade envolvente, tendo em vista a segurança e tranquilidade que esta situação exige”, citámos.

SCMAlcanede-COMUNICADO-29-jun-2020

Artigos Relacionados

Atividades de “Um dia Pela Vida em Alcanede” angariam 25 mil euros

Carlos Coelho

Trânsito reaberto na ER 361

Paulo Coelho

Mata do Rei – Idoso detido por episódio de violência doméstica

Portal Alcanede