22.6 C
Alcanede
Quinta-feira ,23 Setembro, 2021
Alcanede Religião Sociedade

Domingo de Páscoa fique em casa Nª Sª da Purificação vai até si visitando todos os lugares da freguesia

A Páscoa este ano é diferente para todos, consequência da pandemia do coronavírus, ficando marcada por igrejas fechadas, eventos anulados e restrições de movimento que impedirão muitos de festejar, como habitualmente, em família. No entanto, para atenuar um pouco o confinamento a que estamos sujeitos, a paróquia de Alcanede teve a ideia de levar a imagem de Nª Sª da Purificação, padroeira da paróquia e da freguesia de Alcanede, a todas as ruas dos nossos lugares, no próximo Domingo de Páscoa, 12 de Abril de 2020.

O objetivo é passar em todo o lado, “todas as ruas, becos, casais e cabeços de cada lugar”, com uma viatura dos Bombeiros Voluntários de Alcanede à frente da carrinha que levará a imagem, e que será equipada com som e cânticos a Nossa Senhora, referiu o Padre Vicente.

A população será avisada pelo toque do sino, “os sinos de todas as capelas vão tocar durante 10 minutos”, indicando que a imagem está na sua terra. Em Alcanede, aquando da sua chegada, também a sirene dos bombeiros entoará pela vila.

O percurso será feito em marcha lenta, com o início marcado para as 10 Horas, no Prado, seguindo para Espinheira, Aldeia de Além, Alqueidão do Mato, Vale da Trave, Barreirinhas, Murteira, Pé da Pedreira, Valverde, Mosteiros, Xartinho, Mata do Rei, Viegas, Alqueidão do Rei, Várzea, Vale do Carro, Aldeia da Ribeira, Casais da Charneca e Alcanede.

O pároco lança ainda o desafio à população para que “coloquem colchas nas janelas e de casa acenem a Nossa Senhora”.

Ainda antes da concretização da iniciativa, o Padre Vicente já se mostrou extremamente comovido pela reação que as pessoas dos diversos locais estão a ter ao receberem a notícia da passagem de “Maria e seu filho Jesus Ressuscitado e Salvador do Mundo”, disse ao Portal de Alcanede.

“Eu sou Matriz” e O Círio de Nossa Senhora continua, “agora levando ânimo e esperança à população da paróquia, anunciando a ressurreição de Cristo e a Vida Nova”, afirmou o sacerdote.

Também no Domingo de Páscoa Fique em casa, Maria vai até si.

Artigos Relacionados

Alcanedense Paulo Silva é o atual Segundo Comandante Operacional Distrital de Santarém

Portal Alcanede

Festa de São Vicente em Murteira e Barreirinhas com novidades

Paulo Coelho

Prado – 1º Festival de sopas

Carlos Coelho