17.4 C
Alcanede
Terça-feira ,23 Abril, 2024
Sociedade

Apoio a famílias carenciadas leva Movimento “Mochila às Costas” a pedalar por Alcanede e Gançaria

Os habitantes das freguesias de Alcanede e Gançaria vão receber a visita, no próximo dia 15 de dezembro, de uma ação promovida pelo Movimento “Mochila às Costas” e que consiste na recolha de alimentos em bicicleta. Uma iniciativa que deu as primeiras “pedaladas” em 2011 e que este ano pretende superar a quantidade de produtos angariados no ano passado.

Segundo a organização, “o evento caracteriza-se por juntar a prática do desporto com o contributo para uma causa, sem fins lucrativos nem custos para os participantes, apoiando-se na boa vontade de todos os presentes e nas várias empresas que estão a apoiar esta iniciativa”, refere uma nota de imprensa enviada ao Portal de Alcanede.

João Ferreira, um dos elementos do Movimento “Mochila às Costas”, lembra que em 2011 “recolheu-se acima de uma tonelada de alimentos e marcaram presença aproximadamente 70 voluntários” que visitaram cerca de 2000 habitantes.

Este ano a ação vai também estender-se à freguesia de Gançaria, “por forma a aumentar o número de famílias a receber apoio, bem como, a quantidade de alimentos recolhidos e ainda o número de participantes”. Uma maior abrangência que deverá possibilitar a visita “a mais de 3000 habitantes e passar por 33 locais”.

Tal como em 2011, a distribuição dos alimentos será executada pela Santa Casa da Misericórdia de Alcanede que possibilita “a deteção e monitorização de novas situações carentes de apoio social, aproveitando para direcionar e aconselhar famílias para apoios sociais que estas poderão usufruir”.

O Movimento “Mochila às Costas” envolve nesta ação de solidariedade os Bombeiros Voluntários de Alcanede, a Santa Casa da Misericórdia de Alcanede, a Associação Desportiva de Aldeia da Ribeira e as juntas de freguesia de Alcanede e Gançaria, além de várias entidades que apoiam o evento.

A participação é limitada a 135 pessoas “por razões de ordem logística e por forma a tornar possível a recolha dos alimentos dentro dos tempos previstos”, refere João Ferreira, que realça outro desejo da organização, “brindar e congratular os participantes com um almoço composto por sandes e fruta e no final do dia preparar um jantar”.

Mais informações podem ser obtidas através do número 917 696 098 ou através do email movimentomochilaascostas@gmail.com.

Para aceder à ficha de inscrição clique aqui

Movimento “Mochila às Costas” no facebook

 cartaz mmac 2012

Artigos Relacionados

Covid-19: Elevado número de casos coloca concelho de Santarém em risco muito elevado

Portal Alcanede

Passeio Turístico de Aldeia da Ribeira percorre trilhos da região a 18 de novembro

Portal Alcanede

Iniciativas do fim de semana “Eu Sou Matriz” em Alcanede terminam com balanço muito positivo

Portal Alcanede