10.3 C
Alcanede
Terça-feira ,26 Outubro, 2021
Sociedade

Corpo de Bombeiros de Alcanede assinala 18º aniversário da sua fundação com várias atividades

Os Bombeiros Voluntários de Alcanede (BVA) vão assinalar no domingo, 10 de março de 2013, o 18º aniversário da fundação do seu Corpo Ativo. Para festejar a efeméride, a instituição preparou um fim de semana com várias atividades, onde além da cerimónia solene, o desporto e o convívio estarão em destaque.
No dia 9 de março, o parque desportivo de Alcanede será o palco de um Torneio de Futsal Inter-Bombeiros, a partir das 15 horas, com a participação de equipas oriundas do Cartaxo, Pernes, Rio Maior e da corporação anfitriã. Depois do desporto, seguir-se-á uma jornada de convívio entre os soldados da paz.

O dia de domingo será reservado para as atividades mais solenes. Uma romagem ao cemitério com deposição de uma coroa de flores em homenagem aos bombeiros e dirigentes falecidos, uma missa e um desfile de viaturas pelas ruas de Alcanede fazem parte do programa comemorativo deste aniversário.

A sessão solene decorrerá no quartel da instituição, pelas 15h30, numa cerimónia que servirá para condecorar vários bombeiros e para a bênção de 4 viaturas, seguindo-se um porto de honra que encerrará as cerimónias.

Bombeiros de Alcanede – Do sonho à realidade

Corria o mês de março de 1986 quando, por iniciativa do então presidente da Junta de Freguesia de Alcanede, Luís Vicente, um grupo restrito de rapazes da região iniciaram a sua recruta nos Bombeiros Voluntários de Santarém. O grande objetivo tinha como base a fundação de uma secção destacada em Alcanede, sendo para isso e em simultâneo, criada a Comissão Instaladora da Secção de Alcanede dos Voluntários de Santarém.

Fizeram parte dessa primeira Comissão Instaladora:

Jaime Justo

Armando Silva Nogueira

Jorge Carvalho Luís

Augusto José Antunes Montez

Armando Lopes Bento

Joaquim António Rosário Braz

Oito meses depois, em 9 de novembro de 1986, nascia a 3ª Secção dos Bombeiros Voluntários de Santarém, destacada em Alcanede. O primeiro objetivo tinha sido alcançado, a população tinha agora o socorro mais próximo de si.

Durante quase 10 anos manteve-se em funções a Comissão Instaladora, por onde passaram várias pessoas, nomeadamente:

Arnaldo Carreira Xavier Lopes

António Manuel Jesus Inácio

Fernando Salgado Lopes

Manuel Cruz Ferreira, entre outros cidadãos não menos importantes.

Em Outubro de 1994, foi criada a Associação Humanitária dos BVA, que viria a ser a entidade detentora do Corpo dos Bombeiros Voluntários de Alcanede, fundado em 8 de Março de 1995.

Foram membros da Direção Fundadora do Corpo de Bombeiros:

Manuel Cruz Ferreira

Fernando Manuel Graça Vitorino

César Vieira Martins

Arnaldo Carreira Xavier Lopes

Fernando Conceição Justo

António Manuel Jesus Inácio

Fonte: BVA

Cartaz BVA Aniversario

 

Artigos Relacionados

As “Mal Tratadas” saem à rua no dia 2 de agosto

Carlos Coelho

Coronel Nuno Paulino já tomou posse como novo comandante da GNR de Santarém

Paulo Coelho

Encontro Motard assinala 6º aniversário dos “Doidos por Elas”

Paulo Coelho