15 C
Alcanede
Terça-feira ,30 Novembro, 2021
Cultura

Companhia de Teatro Vivarte reconstitui outorga do Foral de Alcanede e Pernes no domingo dia 21 de dezembro

O programa evocativo das comemorações dos 500 anos do Foral de Alcanede e Pernes, oferecem novas atividades durante o mês de dezembro. No próximo domingo dia 21, terá lugar uma reconstituição histórica da outorga do Foral por parte do Rei D. Manuel I, em 1514 e da sua apresentação aos povos ocorrida em 1517.

Recordamos que o “foral novo” de Alcanede e Pernes fez parte de uma reforma nacional dos forais promovida pelo monarca no início do século XVI.
 

A representação dramática deste acontecimento será da responsabilidade da Companhia de Teatro Vivarte, estando agendada para as 14h30 em Alcanede (no Largo da Junta), decorrendo posteriormente em Pernes pelas 16h30 (em frente à Junta).
 

No dia em que se assinala esta efeméride, a 22 de dezembro, terão lugar duas reuniões de câmara evocativas, uma em Alcanede (17 horas) e outra em Pernes (19 horas). As reuniões terão como ponto único na ordem de trabalhos: 500 anos do Foral de Alcanede e Pernes e a importância e os desafios do poder local.
 

No mesmo dia a Junta de Freguesia de Pernes, será palco de uma nova apresentação do livro Poemas do Centenário de Mário Rui Silvestre, (21h30) seguido de um Recital de Poesia sobre a obra, com Carlos Oliveira, Nuno Domingos e Rosalina Melro.

 folheto foral 01

folheto foral 02

Artigos Relacionados

SFA pretende adquirir até final do ano um saxofone barítono

Carlos Coelho

Video – Banda do Xartinho apresentou o primeiro trabalho discográfico

Carlos Coelho

Rancho das Viegas organiza mais uma edição do Festival Nacional de Folclore

Carlos Coelho