14.5 C
Alcanede
Sexta-feira ,29 Março, 2024
Artigos de Opinião

Comandante dos Bombeiros elogia presidente cessante da Junta de Freguesia de Alcanede

Por estes dias termina as suas funções, enquanto Presidente de Junta de Freguesia de Alcanede, a Senhora Cristina Neves.

 

Enquanto Comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcanede, gostaria de realçar as suas qualidades humanas e humanitárias, a pessoa sempre preocupada com as questões da vida dos Bombeiros de Alcanede e da Protecção Civil, nos domínios que lhe couberam, enquanto Autarca. Foi sempre uma pessoa preocupada em ajudar e em saber mais. Preocupada com a segurança dos seus Fregueses.

Foram diversos os projectos em que trabalhamos em grande proximidade e notei que queria sempre aprender mais nos domínios da Protecção Civil. Em tempos de enxurradas e quedas de barreiras esteve presente, à chuva, junto dos operacionais, num gesto que não estava habituado e que jamais esquecerei.

Participou em diversas formações em Protecção Civil para Presidentes de Junta de Freguesia. foi mesmo a única autarca do Concelho numa dessas formações, o que a distingue enquanto tomadora de acção e não apenas de preocupação “da boca para fora”. Conhecer as suas funções é fundamental pois a Emergência e a Catastrofe não pede licença para acontecer.

Apenas a instabilidade que vamos vivendo nos Bombeiros de Alcanede impediu a concretização de projectos que estão pendentes, como a instituição de uma rede de comunicações de emergência a nível local e com recurso a estruturas e grupos existentes.

O Projecto dos Mosaicos de Protecção aos Aglomerados Populacionais da Freguesia de Alcanede, cujo objectivo era a gestão de combustível em áreas onde, historicamente, os incêndios passaram bem como a protecção de pessoas e bens não viu a luz do dia. Envolveu a Autarquia Alcanedense, os Bombeiros e uma Entidade Privada, havendo, naturalmente, a necessidade da Câmara Municipal de Santarém, o incluir no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios. Apesar disso, valeu pelo esforço e trabalho executado que não se perdeu, apenas aguarda melhores dias (e orçamento) para a sua execução.

A Senhora Cristina Neves foi sempre uma pessoa preocupada em saber dos “seus” Bombeiros, onde quer que estes tivessem. Nas missões dentro da Freguesia de Alcanede ou por esse Portugal fora, manteve sempre acompanhamento das situações.

A manutenção das linhas de água em bom estado foi uma preocupação permanente, o que reduziu o risco de cheias e inundações.

Não se serviu dos Bombeiros para atingir qualquer fim politico ou de reconhecimento social.

Termina funções enquanto Presidente de Junta e inicia em breve funções na Assembleia Municipal. Todos a reconhecemos como pessoa de humildade assinalável e de elevada competência. Fará, com certeza, um excelente trabalho.

Para os seus novos desafios, desejo as maiores venturas e por tudo o que trabalhámos juntos tenho a dizer apenas, Obrigado Senhora Presidente Cristina Neves*.

* Agradecimento extensivo a todo o Executivo da Junta de Freguesia de Alcanede cessante, porque sozinhos nunca vamos a lado nenhum.

Filipe Regueira
Comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcanede

Artigos Relacionados

Uma Política de Proximidade…

Portal Alcanede

Férias

Portal Alcanede

Uma camisa-de-onze-varas

Portal Alcanede