15.9 C
Alcanede
Quinta-feira ,15 Abril, 2021
Alcanede Política Região Sociedade

Com ou sem acordo obras da EN362 entre Alcanede e Santarém estão concluídas

A empreitada na EN362 entre Alcanede (km 31,025) e Santarém (km 51,733), no concelho de Santarém, ficou concluída no passado dia 16 de Março de 2020, indica a Infraestruturas de Portugal. O investimento, na ordem dos 2.534.517,33 €, teve uma execução de 210 dias.

As obras de beneficiação tiveram como principais objetivos, a reabilitação integral do pavimento, o reforço e reabilitação do sistema de sinalização (horizontal e vertical), dos equipamentos de segurança da estrada e do sistema de guiamento e balizagem, o tratamento de passeios e a beneficiação global do sistema de drenagem da via, refere a Infraestruturas de Portugal numa nota informativa enviada ao Portal de Alcanede.

Os trabalhos foram executados num troço com cerca de 21 quilómetros que servem, não só a freguesia de Alcanede, mas também a União de Freguesias de Azoia de Cima e Tremês, União de Freguesias de Romeira e Várzea e União de Freguesias de Achete, Azoia de Baixo e Póvoa de Santarém.

Apesar de concluídas as obras, é do conhecimento publico que ainda antes do arranque das mesmas, várias entidades, entre as quais a Câmara Municipal de Santarém, lamentaram a não correção do traçado, por exemplo no troço entre Aldeia da Ribeira e Tremês, eliminado as inúmeras curvas ali existentes.

Ainda antes da empreitada, Ricardo Gonçalves, disse que a intervenção sabia “a pouco”, lembrando que a adjudicação da obra teria ficado cerca de “800 mil euros abaixo do valor base do concurso e que a verba poderia ser usada para melhorias e trabalhos não previstos”, afirmou o autarca.

Também no centro da Vila de Alcanede as obras foram alvo de discussão e de troca de várias opiniões, chegando a existir a “ameaça” de protestos durante a Expo Alcanede 2019, pelo facto de várias pessoas se sentirem defraudadas com a perda de lugares de estacionamento, com a largura da estrada e pelos passeios considerados “desajustados”. As ameaças não passaram de intenções.

Com a conclusão desta obra, segundo a Infraestruturas de Portugal, “assegura-se um importante reforço das condições de mobilidade e segurança das populações do concelho de Santarém que diariamente utilizam a EN362”, citámos.

Artigos Relacionados

Deputado centrista questiona ministério das obras públicas sobre a ER 361

Paulo Coelho

6º Passeio Pedestre de Valverde realiza-se no domingo dia 9 de outubro

Carlos Coelho

S. pedro – Valverde em Festa até dia 2 julho

Carlos Coelho