10.2 C
Alcanede
Segunda-feira ,12 Abril, 2021
Saúde

Centro de Saúde de Alcanede “Temos uma luz ao fundo do túnel”

O Centro de Saúde de Alcanede (CSA) conta, desde o início do mês de fevereiro, com mais um médico de família. A médica, Tatiana Tabanchi, faz parte do quadro do ACES Lezíria e foi colocada a tempo inteiro em resultado do concurso interno especial que decorreu em outubro do ano passado.

“Com a sua colocação no Quadro, está agora em curso uma reestruturação interna dos serviços, pelo que a partir do próximo dia 1 de março o ficheiro de utentes ficará distribuído, quase na sua totalidade, pelo Dr. Veneno e pela Dra. Tatiana – 1900 utentes cada um, sob a coordenação do Dr. João Grilate”, disse ao Portal a presidente de junta de freguesia de Alcanede, Cristina Neves.

De acordo com a informação prestada pela diretora do Aces Lezíria numa reunião com o executivo Alcanedense, “até ao final do presente mês teremos ainda o Dr. Eduardo em regime de prestação de serviço, mas apenas um dia por semana”, referiu.

Tendo em conta a restruturação do quadro de médicos, “apenas cerca de 250 utentes irão ficar sem médico de família formalmente atribuído”. No entanto, o Portal de Alcanede apurou que o Aces Lezíria, está a ponderar várias soluções para colmatar essa lacuna, de forma a garantir que esse número de utentes não fique sem consulta, receituário ou cuidados primários de saúde em caso de necessidade.

“Temos luz ao fundo do túnel. Existe uma nova esperança e motivação renovadas de todo o pessoal do CSA, assentes ainda na recente avaliação muito positiva daquela unidade no cumprimento dos objetivos traçados, promovendo mais e maior motivação profissional para o futuro”, afirmou Cristina Neves.

A criação de uma USF – Unidade de Saúde Familiar é uma aspiração antiga e “mais do que merecida desta zona do concelho”, recorda a autarca.

“Depende de diversos aspetos legais cumulativos que estão devidamente sinalizados e ponderados, no entanto a condição principal para a criação de uma USF depende em primeiro lugar da vontade expressa da respetiva equipa clinica, só é viável com médicos e enfermeiros do quadro, e essa realidade só agora começa felizmente a acontecer”.

Notícias Relacionadas (Clique Aqui)

Artigos Relacionados

Covid-19: Concelho de Santarém com 97 Casos confirmados

Portal Alcanede

Covid-19: USF Foral Novo suspende consultas temporariamente

Portal Alcanede

Pais de criança com 20 meses pedem explicações a médica do Centro de Saúde de Alcanede

Paulo Coelho