12.9 C
Alcanede
Quinta-feira ,25 Abril, 2024
Sociedade

Centenas de pessoas no último adeus a Francisco Frazão

A Igreja da Misericórdia de Alcanede foi demasiado pequena para acolher as várias centenas de pessoas que quiseram marcar presença no último adeus a Francisco do Rosário Frazão.

O conhecido e respeitado empresário alcanedense faleceu no dia 7 de Abril de 2012, com 74 anos, vítima de doença prolongada.

O olhar para a serra como era seu desejo
 

Uma semana antes, no dia 1 de Abril, o prestigiado empresário tinha vivido um dia repleto de emoções durante a comemoração do seu 74º aniversário, junto da sua esposa Maria Lucinda e rodeado de familiares e amigos mais próximos.

Muito emocionada, uma das filhas de Francisco Frazão, não escondeu a sua tristeza, por se tratar de um aniversário “sem aquela alegria, mas é o meu pai que tanto adoro” disse Trindade Frazão ao Portal Alcanede.

O aniversário foi realizado em sua casa e contemplou o descerramento de um busto, numa cerimónia presidida pelo bispo de Santarém D. Manuel Pelino Domingues. A imagem esculpida em pedra estava na posse da família há vários anos, “ele entendeu ser esta a altura certa… Achou que era aqui que deveria ficar, virado para a serra onde toda a vida dele teve origem”, desabafou António Alberto Frazão.

Orgulhosa, mas consciente das debilidades do pai, Sofia Frazão mostrou-se satisfeita por ter ajudado na organização do aniversário, “estou muito contente por ele estar aqui, embora as condições sejam muito precárias”.
 

Grupo Frazão
 

Em declarações ao Portal Alcanede, os filhos Abel e Joaquim Miguel Frazão, recordaram que o pai desde cedo despertou para o mundo empresarial tendo iniciado a sua atividade no ano de 1963 “é uma pessoa de convicções muito fortes é um lutador… Foi assim toda a vida, estivemos sempre ao lado dele, continuamos ao lado dele”.

Atualmente, o Grupo Frazão Lda., em conjunto com três outras empresas, forma uma estrutura estável, que compreende todo o circuito da transformação da pedra, incluindo uma empresa de transportes públicos de mercadorias, que garante o transporte de blocos e derivados de pedra e o transporte de máquinas industriais de grandes dimensões, “o meu pai é um homem notável, uma pessoa de grande tenacidade e lucidez”, reconheceu, Joaquim Miguel Frazão.

 

As amizades que ultrapassaram a relação fornecedor/comprador
 

A festa de aniversário de Francisco do Rosário Frazão contou com a presença de muitos empresários, que começaram por ser contactos profissionais, mas que ao longo dos anos se transformaram em fortes amizades, é o caso de Teles de Almeida, antigo chefe de vendas da área de Lisboa da Cimertex, representante em Portugal da Komatsu – Máquinas industriais.

A história teve início em 1968,”foi uma pessoa que me impressionou desde o primeiro contacto, pela clareza com que apresentava os assuntos, como discutia os negócios e como honrava a palavra”, contou Teles Almeida.

Também o empresário João Américo da Urmal, ligado há mais de 40 anos à extração e transformação de mármore, recordou ao Portal Alcanede, as histórias que acabaram por aproximar as famílias, “é uma grande emoção falar do Frazão.. .é o fornecedor mais antigo da empresa, começou com o meu pai e mais tarde comigo. Além de nos vender os produtos que saíam das suas pedreiras, passou a constituir um conselheiro para as pedras aqui da região de que era profundo conhecedor”, lembrou.
Na memória avivam-se as imagens do primeiro contacto com a Urmal, “apareceu em Pero Pinheiro numa bicicleta motorizada e ao entrar na primeira fábrica que encontrou alguém lhe disse, ali é que gastam muito…era a nossa empresa”.
 

Francisco do Rosário Frazão é também uma referência para a nova geração de empresários de sucesso, como é o caso de José Rodrigues, natural de Alcanede e administrador do Grupo Mopic, com sede em Angola. O empresário admitiu tratar-se de uma pessoa muito especial, ”fundou uma grande empresa, é um homem que serve de exemplo para qualquer um de nós, lutador e empreendedor”, disse.

Sr. Frazão 2

Busto de Francisco do Rosário Frazão

Sr. Frazão 1

Joaquim, António, Abel, Sr. Francisco, D. Lucinda, Sofia e Trindade Frazão

 

Artigos Relacionados

Dj DA assinala 6º Aniversário de atividade com Mega espetáculo em Aldeia de Além

Portal Alcanede

Portal de Alcanede promove debate sobre a reforma da administração local

Paulo Coelho

“O Tempo dos Franceses” – Participe e faça história

Paulo Coelho