15.2 C
Alcanede
Terça-feira ,20 Abril, 2021
Alcanede Religião

Celebrações públicas da missa regressam à Paróquia de Alcanede

A Paróquia de Alcanede vai retomar as celebrações públicas presenciais das missas a partir do próximo fim-de-semana. O regresso acontece após o anúncio das medidas de desconfinamento, graduais, anunciadas pelo governo, sendo que no domingo, dia 21 de março de 2021, já serão celebradas missas em Murteira (9 horas), Viegas (10h30) e na Igreja Matriz de Alcanede, às 12 horas.

Também em março, no dia 27, voltará a ser celebrada missa em Mata do Rei (18 horas) e no domingo, dia 28, em Valverde, às 10 da manhã. No próximo dia 19, dia de São José e do Pai, a Paróquia de Alcanede chama a atenção para a transmissão da missa on-line, presidida pelo Bispo de Santarém, D. José Traquina, que se realizará pelas 19 horas, a partir da Igreja da Sagrada família, no Entroncamento, e que poderá ser acompanhada através da página da paróquia no facebook.

O mês de abril marcará o regresso, praticamente em pleno, das atividades religiosas. Contudo, ainda não é aconselhável a realização de procissões, segundo indicou o Conselho Permanente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), numa nota enviada à Agência ECCLESIA, pelo que, na nossa freguesia, e em todo o país, a Páscoa ainda terá algumas limitações.

Além de procissões, a CEP pede que se evitem “outras expressões da piedade popular”, como as “visitas pascais” e a “saída simbólica” de cruzes, de modo a evitar “riscos para a saúde pública”, citamos.

Neste desconfinamento, está também prevista “a reserva de quatro metros quadrados para cada participante” e o uso “obrigatório de máscara” para todos.

Em relação à celebração doutros sacramentos, “observem-se as normas de segurança e de saúde referidas nas mesmas orientações”, acrescenta a Conferência Episcopal Portuguesa no mesmo comunicado.

Em baixo, o calendário de celebrações das missas para todo o mês de abril de 2021, bem como as atividades previstas para esta Páscoa.

Artigos Relacionados

Imagem peregrina de Nossa Senhora visita Alcanede

Carlos Coelho

Associação Humanitária dos BVA realiza Assembleia Geral Ordinária dia 22 de Agosto

Portal Alcanede

Covid-19: Aumento de casos em Aldeia de Além leva a Associação local a dinamizar iniciativa solidária

Portal Alcanede