10.3 C
Alcanede
Quinta-feira ,2 Dezembro, 2021
Cultura

Casimira Frazão e Suzete Agostinho lançam livro sobre a Religiosidade dos Nossos Avós

“A Religiosidade dos Nossos Avós em Terras de Alcanede” é o título do livro que será lançado no domingo, 28 de abril de 2013, pelas 15 horas, na A.R.C.A. Casimira Pires Frazão e Maria Suzete Agostinho são as autoras desta publicação que pretende recuperar e preservar orações antigas deixadas pelos nossos antepassados e que se foram perdendo no tempo.

Em declarações ao Portal de Alcanede, Casimira Frazão (em nome das duas autoras), referiu que o livro nasceu de um grande incentivo, “dado pela Dona Maria Ivone Carrolo ao saber do nosso interesse pelas orações dos nossos avós”. Ao mesmo tempo, a amizade que une as autoras facilitou o trabalho iniciado, “já lá vão alguns anos, mas a trabalhar mais intensivamente, há cerca de dois”, disse.

Casimira Frazão e Suzete Agostinho lembram que o livro, apesar de uma clara abordagem religiosa, vai um pouco mais além, “acaba por entrar também no campo medicinal uma vez que existem orações que eram, e que ainda hoje são, utilizadas no tratamento de algumas doenças”, ao mesmo tempo que pretende “deixar mensagens para algumas formas de estar na vida”.

Para tornar este sonho em realidade, as promotoras da publicação optaram por não pedir qualquer apoio monetário, “encaramos isto como uma realização pessoal, pelo que decidimos suportar todos os custos”. Trata-se assim de um trabalho sem fins lucrativos e cujas eventuais receitas que sobrem do valor investido, “tencionamos doar”, afirmou Casimira Pires Frazão.

As autoras acreditam que os Alcanedenses vão encontrar no livro, “um legado, que além de dar conhecimento de como os nossos avós viveram e transmitiram a sua religiosidade, transmitirá algumas mensagens de Fé”, além de que a obra será sempre, “uma ferramenta de divulgação da nossa querida Vila de Alcanede”, concluiu.

A cerimónia de apresentação do livro, “A Religiosidade dos Nossos Avós em Terras de Alcanede”, decorrerá na Associação Recreativa e Cultural de Alcanede e contará, entre outros, com a participação ativa de Aurélio Lopes, licenciado em Antropologia pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas e Mestrado em Sociologia da Educação pelo mesmo Instituto.

Aurélio Lopes tem tido um significativo trabalho em estudos e investigações na sua área, em especial no domínio das artes e tradições populares, do associativismo e da religiosidade popular. A sua produção científica já deu corpo a mais de vinte livros, quer de teor monográfico quer de temáticas mais abrangentes.

Convite Livro Suzete e Casimira Portal
Nota:
O Portal de Alcanede informa os seus leitores que o contador que indica o número de vezes que a notícia foi lida não está a funcionar corretamente, o número real é superior ao indicado. A situação regista-se desde o passado dia 10 de abril de 2013, data em que o site foi alvo da atenção de “Hackers” que deixaram algumas “marcas” que ainda estão a ser resolvidas. A situação será normalizada assim que possível.
Obrigado pela compreensão.

Artigos Relacionados

Ballet em Alcanede “Há Festa no Palácio” – Espectáculo de encerramento na ARCA

Paulo Coelho

Maratona de fados na Aldeia da Ribeira a 7 de dezembro

Carlos Coelho

Filarmónica alcanedense encantou público no concerto de ano novo

Paulo Coelho