11.4 C
Alcanede
Sexta-feira ,3 Dezembro, 2021
Entrevistas

Carlos Gonçalo: “Gostaria de destacar o regresso da Banda do Xartinho aos concertos na festa de Santo António”

Está à porta mais uma edição da Festa em Honra de Santo António, no Xartinho. O evento vai decorrer nos dias 8,9,10 e 13 de junho de 2012 e promete, em tempos financeiramente complicados manter a tradição. Carlos Gonçalo é o presidente da Associação Cultural, Recreativa e Desportiva do Xartinho e falou ao Portal de Alcanede sobre a festa deste ano, que marca também o regresso da Banda Filarmónica da terra aos festejos anuais. 


Portal Alcanede – Organizar uma festa dá sempre imenso trabalho. No vosso caso concreto, este ano quantas pessoas estão diretamente envolvidas nos festejos?

Carlos Gonçalo – Sim organizar uma festa dá imenso trabalho, tem que haver muita força de vontade e muito gosto pela terra. O Xartinho não tem Juiz, como é tradição nas várias localidades da Freguesia. É uma localidade muito pequena e por esse motivo os juízes eram quase sempres os mesmos, daí terem acabado com isso. Há vários anos que quem faz a festa em honra de Santo António é a direção da Associação do Xartinho, e como entrei para Presidente pela segunda vez, assumi que a minha direção fazia a festa, como está a acontecer. Estão envolvidas 12 pessoas (toda a direção) e mais alguns voluntários, designadamente mulheres.

Portal Alcanede – E a juventude? Está empenhada em levar para a frente estas iniciativas anuais?

Carlos Gonçalo – O Xartinho tem pouca juventude, a que existe está diretamente envolvida por fazer parte da Associação, os demais também aderem caso lhes seja pedida qualquer ajuda. Aproveito ainda para lembrar, que a pessoa mais velha a participar nesta direção está na casa dos sessenta anos, sendo os restantes bastante mais novos.

Portal Alcanede – Em relação aos apoios financeiros, como é que foi este ano?

Carlos Gonçalo – Tivemos pessoas amigas e firmas que participaram com os patrocínios. Não tivemos qualquer apoio ao nível de outras entidades. Na minha opinião, se acabarem esses patrocínios, penso que as festas tradicionais acabarão.

Portal Alcanede – Em relação à festa 2012 há novidades ou funcionará dentro dos moldes do ano passado?

Carlos Gonçalo – A festa de 2012 vai decorrer nos moldes dos anos anteriores, pois não há orçamentos para muito mais do que uma modesta festa.

Portal Alcanede – Do cartaz deste ano, o que mais gostarias de destacar?

Carlos Gonçalo – Gostaria de destacar o regresso da Banda do Xartinho aos concertos na festa de Santo António.

Portal Alcanede – Gostarias de deixar alguma mensagem, em especial, aos que ainda não sabem o que fazer no próximo fim-de-semana?

Carlos Gonçalo – Podem vir ao Xartinho, serão de certeza muito bem recebidos, gostaríamos de os ver por cá. Relembro que haverá serviço de restaurante no sábado á noite.

Portal Alcanede – Muito obrigado pelas declarações ao Portal de Alcanede e muitas felicidades para a festa em honra de S. António…

Carlos Gonçalo – Mais uma vez agradeço esta iniciativa, parabéns ao Portal de Alcanede pelo bom serviço prestado à comunidade Alcanedense, e ficam desde já convidados a aparecer por cá.

Portal Antigo Visualizações: 5311

 

Artigos Relacionados

João Melo Ataíde: “Toda a região foi integralmente pilhada e devastada”

Portal Alcanede

Luís Martins: “É fundamental fazer alguma coisa pela nossa terra”

Portal Alcanede

Cristina Neves – “A necessidade de um pavilhão multiusos existe há mais de 10 anos, mas sem recursos financeiros, como é que fazemos?”

Carlos Coelho