17.4 C
Alcanede
Terça-feira ,23 Abril, 2024
Saúde

Cancro – “Um dia pela Vida” já tem 10 equipas

A generalidade da comunidade Alcanedense “arregaçou as mangas” para participar na iniciativa da Liga Portuguesa Contra o Cancro denominada, “Um dia pela Vida”. O lançamento do projeto ocorreu no passado dia 17 de março na sede da ARCA tendo registado uma forte afluência de pessoas.

“Temos cerca de 10 equipas já formadas, e nesta data não temos ideia de quantas mais vão surgir”, referiram ao Portal de Alcanede, Prazeres Costa Santos e Luísa Martins responsáveis pela coordenação local do evento.

Nos próximos 3 meses, as equipas terão como missão a promoção de atividades que visam o envolvimento da comunidade no apoio ao trabalho desenvolvido pela Liga Portuguesa contra o cancro.

A mudança de atitudes face à doença, a educação e informação e o papel da prevenção constituem os principais objetivos do projeto que convida à solidariedade na perspetiva de angariação de fundos que reverterão para a Liga.

“O trabalho das equipas que terão até um máximo de 20 elementos fica ao critério e imaginação de cada uma, pode ser uma caminhada, uma noite de fados, um chá dançante, teatro, torneios, jantares temáticos”, disse Prazeres Costa Santos.

A sessão de lançamento contou com a presença de Rita Teles Branco ligada à iniciativa desde a sua fundação em 2005, “nestes 11 anos, mais de 250 mil pessoas contactaram de alguma forma com este projeto e, aproximadamente, 60 mil participaram ativamente” salientou.

Um Dia Pela Vida “representa a esperança de que os que foram levados pelo cancro não serão esquecidos, que aqueles que estão a lutar contra o cancro serão apoiados e que um dia o Cancro será vencido” sublinhou Rita Teles Branco da direção do núcleo regional do Sul da LPCC.

O arranque do evento em Alcanede registou as presenças da doutora, Ana Carolina Marques que veio falar sobre incidências, causas e prevenção do Cancro e da enfermeira, Ana Felicíssimo que abordou a temática do Cancro da mama. Joana Magalhães e Hugo Tavares são os elementos que ajudam no apoio à coordenação local de “Um dia Pela Vida”.

As atividades culminam no dia 3 de junho, em ambiente de festa, com uma grande caminhada onde participarão também as comunidades das freguesias de Gançaria, Abrã e Tremês.

“Trata-se de um percurso que significa não só os passos do doente oncológico após lhe ter sido diagnosticada a doença, como também o empenho de todos na luta contra o cancro”, consideram os responsáveis pela Liga Portuguesa Contra o Cancro.

NOTÍCIA RELACIONADA
Alcanede recebe “Um dia pela vida” da Liga Portuguesa Contra o Cancro

dia vida 01

Artigos Relacionados

Covid-19: Santa Casa de Alcanede com 43 casos positivos

Portal Alcanede

Workshop Es`Cool – Promove saúde mental entre os jovens

Carlos Coelho

Tiago Vieira – Uma história de esperança

Paulo Coelho