18.5 C
Alcanede
Terça-feira ,23 Abril, 2024
Artigos de Opinião

Cabeça da Rosa

Um pedaço de terra inclinado a norte, com uma nesga ao fundo e poço a meio da estrema. Partilha de irmãos, para que todos tivessem água; ainda assim, uns regavam de manhã e outros de tarde. Feijão estrategicamente armado num encruzilhado de canas bem alinhadas e acertadas em altura; tomateiros coração de boi levantados do chão até à altura da cintura por uma estrutura de canas geometricamente correcta, tipo tabique, apertadas com junca…

…catalões alinhados no canteiro, pepinos capados no olho certo para produzirem mais; aboboreiras que trepavam pelas laranjeiras, envergonhando pelo tamanho as pequenas laranjas; alface com lesmas, rabanetes e nabos ao piolho.

A picota para tirar água, construída por três elementos principais: pau vertical enfiado no chão e topo em forqueta; mastro comprido que apoiava oblíquo na forquilha, vinha encostar ao chão, ou a um batente de madeira para evitar arrojar na terra, com umas pedras presas no topo trazidas propositadamente da serra; a varóla dependurada na extremidade alta do mastro e um gancho para o balde de zinco na ponta inferior.

Puxava-se a varola até o balde tombar na água do poço e encher, fazia-se o movimento inverso auxiliado pelo contrapeso das pedras. Deitava-se a água na regueira cavada numa elevação de terra bem batida e que dividia os canteiros traçados a cordel; a água corria até ao canteiro aberto e espraiava-se até ao fundo, ou enfiava-se por um buraco de toupeira e, com sorte, voltava ao poço para segunda volta. Canteiro regado, tapava-se a abertura daquele e abria-se outro, e assim sucessivamente. A picota a gemer, o balde a chiar até bater no fundo.

Encosta acima, a vinha, com Trincadeira, Malvasia, Fernão Pires, Moscatel, carreiras irregulares, cepas que nunca se endireitaram, sem ladrões, cavada à enxada, bem amanhada, tratada das pragas com um pulverizador Hipólito que rangia e rangiam os dentes de quem o transportava às costas. O trabalho todo manual, só havendo a intervenção das vacas para levar estrume e transportar a dorna. Duas figueiras de frutos dulcíssimos, uma foi cortada e de cima do seu cepo preguei o meu primeiro e último sermão antes de ir para o seminário. Os pessegueiros eram dos brancos e amarelos de roer. As formigas enormes de rabo vermelho subiam-me pelas sandálias junto ao pé do sobreiro e, na minha santa inocência, batia-lhes com pedras, aconselhado pelo ti Salsa.

A terra é a mesma, pequena, as condições de cultivo são as mesmas. A maioria dos terrenos da nossa região são como a cabeça-da-rosa. Duvido que a agricultura de subsistência seja reposta…

Artigos Relacionados

As potencialidades da Serra do Alecrim

Portal Alcanede

Alcanede e a Política do… mais do mesmo! A opinião de Paulo Coelho

Paulo Coelho

Opinião de José Castela – A 80Km do esquecimento…

Portal Alcanede