8.8 C
Alcanede
Sexta-feira ,29 Março, 2024
Sociedade

Bombeiros de Alcanede na operação “Fátima 2016”

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), através do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Santarém, aciona, nos dias 12 e 13 de maio, a operação “Fátima 2016”, a qual visa assegurar a prestação de assistência e socorro aos peregrinos que se deslocam e participam nesta ocasião nas cerimónias religiosas no Santuário de Fátima.

Os Bombeiros Voluntários de Alcanede marcam presença com duas Ambulâncias num total de “8 Bombeiros nas Guarnições dos BV Alcanede a que acresce mais 4 Bombeiros de Alcanede ao serviço da Força Especial de Bombeiros (Canarinhos)”, referiu ao Portal de Alcanede, Filipe Regueira, Comandante dos Bombeiros Voluntários de Alcanede.

A operação “Fátima 2016” envolve cerca de 300 operacionais que integram os vários Corpos de Bombeiros do distrito de Santarém, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Ourém, a Força Especial Bombeiros da ANPC, o Instituto Nacional de Emergência Médica, a Cruz Vermelha Portuguesa e o Corpo Nacional de Escutas. Outras entidades públicas e privadas locais concorrem igualmente para esta operação, nomeadamente a associação Servitas de Nossa Senhora de Fátima.

A ANPC assegura, no âmbito do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro, o comando operacional de todas as forças e entidades que integram este dispositivo, instalando para o efeito um Posto de Comando Operacional (PCO) no parque de estacionamento do Centro de Saúde de Fátima (coordenadas: LAT 39°37’59.31″ N | LON 8°40’52.97″ W).

O PCO é constituído pelo Centro Tático de Comando (CETAC), um meio vocacionado para a gestão e coordenação de eventos e ocorrências de proteção civil de elevada complexidade, longa duração ou grande dimensão, cuja função é assegurar o exercício da capacidade de comando, controlo e comunicações de todos os meios envolvidos no teatro de operações.

Artigos Relacionados

Pátio do Judeu promove I Workshop de Fotografia dedicado à natureza

Carlos Coelho

Apesar das adversidades, Vale do Carro mantém a tradição anual

Paulo Coelho

Populações de Valverde e Pé da Pedreira indignadas com a empresa Águas de Santarém

Paulo Coelho