10.2 C
Alcanede
Quinta-feira ,28 Março, 2024
Cultura

Banda do Xartinho de parabéns “67 anos sem parar é digno de registo”

A Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho assinalou no fim-de-semana de 16 e 17 de Julho de 2011, a passagem de mais um aniversário “uma banda que trabalha 67 anos sem parar é digno de registo”, elogiou o presidente da direção da coletividade Victor Graça, em declarações ao Portal de Alcanede. Apesar do tempo de dificuldades, aquele responsável acredita num futuro promissor, “agora com a escola de música a formar novos elementos, estamos quase a ser auto-suficientes”, disse satisfeito o dirigente.

O primeiro de seis novos elementos desta recente geração de músicos recebeu neste aniversário um novo instrumento das mãos do presidente da junta de freguesia de Alcanede, Manuel Joaquim Vieira.

Visivelmente satisfeito e sob o olhar dos elementos da direção, público presente no recinto de festas de Viegas (largo da Confraria de Stº Estevão), e com os seus pais visivelmente emocionados, o jovem Nelson Braz recebeu um saxofone. De acordo com o presidente da direção da Banda do Xartinho, é necessário conjugar esforços para que estes jovens saídos da escola de música recebam novos instrumentos, “esse é que é o problema, porque trabalho temos”, desabafou Victor Graça.

As queixas da coletividade tem como destinatária a autarquia de Santarém “as dificuldades apertam, não vemos subsídios desde 2009”, lamentou aquele responsável, que admitiu que os músicos já não recebem há dois anos “vão receber hoje metade do ano passado”.

O presidente da direção da Banda do Xartinho reconheceu que a situação é difícil e no cenário de adversidades, enalteceu o papel desempenhado pela junta de Freguesia de Alcanede com o seu apoio “temos que fazer honra à junta que é a única entidade que nos tem acompanhado sempre, às vezes fazemos críticas, mas é preciso saber reconhecer aquilo que está bem”.

Banda do Xartinho o crescimento musical e estrutural

A data comemorativa dos 67 anos da Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho mereceu também os elogios do maestro Pedro Andrade que desde de 2009 dirige a filarmónica. A efeméride serviu para o maestro expressar a sua alegria pela “entrada de músicos novos”, e pelo crescimento que a Banda tem evidenciado ao nível “musical e estrutural”.

Em declarações ao Portal de Alcanede, Pedro Andrade evidenciou o trabalho e o talento dos elementos maioritariamente jovens que compõe a Filarmónica do Xartinho, “a escola de música e o fator juventude são essenciais para rejuvenescer”. O maestro lembrou o empenhamento de todos, incluindo a direção no esforço que é necessário para manter “uma atividade que não tem fins lucrativos e que funciona muitas vezes pelo voluntariado das direções”.

A logística de uma coletividade como a da Sociedade Musical e Recreativa do Xartinho requer um grande empenhamento que por vezes as pessoas não compreendem “há muita despesa, é muito complicado levar um grupo de pessoas para fazer um espetáculo das 8 da manhã às seis da tarde”. Ainda assim, otimista, o Maestro Pedro Andrade diz que muitas vezes da “complicação surge a simplicidade, e dai temos feito nascer música”.

O 67º aniversário da Banda do Xartinho contou com a presença da Banda Filarmónica Paialvense dirigida pelo maestro Pedro Correia, convidada a participar no concerto realizado no Sábado, 16 de Julho.

As comemorações terminaram no Domingo, com a participação na missa dominical realizada na Igreja Matriz de Alcanede, seguida de um almoço-convívio no campo dos Bacelos entre todos os elementos e familiares ligados à Banda do Xartinho.

Nota: O Portal de Alcanede agradece a colaboração da Daniela Graça no registo de alguns momentos fotográficos deste aniversário.

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 596 vezes

Artigos Relacionados

Uma centena de bailarinos animam feriado do 25 de abril em Aldeia da Ribeira

Carlos Coelho

Livro “Tradições e Encantos” perpetua localidade de Valverde

Carlos Coelho

Mosteiros celebra Nª Sª dos Enfermos dia 16 de Fevereiro

Portal Alcanede