13 C
Alcanede
Quarta-feira ,24 Abril, 2024
Cultura

Banda de Alcanede promove concerto “Made in Santarém”

Os três compositores escalabitanos, Joaquim Luís Gomes, José Santos Rosa e Samuel Pascoal vão ser homenageados no próximo sábado dia 19 de novembro. O concerto intitulado – “Santarém – 3 Compositores, 1 homenagem” será interpretado pela Sociedade Filarmónica Alcanedense, pelas 21h30m, no Convento de S. Francisco.

“Alguns dos nossos grandes compositores para banda muitas vezes são esquecidos” reconheceu, Alberto Lages. O maestro da Banda de Alcanede, referiu em declarações ao PA, a necessidade constante de abraçar projetos artísticos em que “toda a banda se sinta envolvida, por outro lado, procuro ter sempre presente nos programas que elaboro a nossa música portuguesa”.

A totalidade dos elementos que compõem a centenária Sociedade Filarmónica Alcanedense receberam a ideia com entusiasmo “fiquei feliz, motivado e honrado por dirigir um conjunto de músicos que apesar da grande maioria serem amadores, demonstram com este gesto uma enorme maturidade e responsabilidade artística”.

As entidades envolvidas na organização do evento, mostram-se esperançadas na adesão do público “estamos a preparar um espetáculo muito interessante, tanto a nível artístico, como também por tudo o que está associado, desde os compositores que são de Santarém, a Banda que também é de Santarém, é o dia de aniversário do compositor Joaquim Luís Gomes, que se fosse vivo celebraria 102 anos” referiu, José Antunes, presidente da Sociedade Filarmónica Alcanedense.

“A expectativa é elevada uma vez que a SFA nos habitou a muita qualidade. Procuramos com este concerto captar novos públicos e fazer com que o trabalho da Filarmónica e dos compositores homenageados chegue a mais pessoas. Esperamos que este objetivo se concretize” salientou, Maria Teresa Azoia da direção Centro Cultural Regional de Santarém.

A SFA vai interpretar a “Marcha Concertante “ e “1ª Fantasia Popular Portuguesa” de Joaquim Luís Gomes, “Variações Fadísticas para Clarinete e Banda” e “Festival em Suite” de José Santos Rosa, e “Like a feather in the water” e “Campinos Scalabitanos” de Samuel Pascoal.

“Esta é uma oportunidade de excelência para trabalhar bom repertório fomentando assim a evolução artística da banda, algumas das obras escolhidas para este concerto são de grande exigência técnica e isso contribui de uma forma muito significativa para o crescimento do grupo” sublinhou, Alberto Lages.

O Concelho de Santarém é berço dos três compositores homenageados de distintas gerações. Nascido em 19 de novembro de 1914, Joaquim Luís Gomes é considerado um dos grandes compositores portugueses, falecido em Lisboa a 23 de Julho de 2009 aos 95 anos.

José Santos Rosa, atualmente com 84 anos é natural da freguesia de Pernes, onde ainda vive. O compositor tem uma vasta obra nos mais variados géneros desde, a Big Band a Banda, passando pela Música de Câmara e Música Coral.

Entre os homenageados, encontra-se também o compositor Samuel Pascoal da Gançaria que apesar da sua juventude é já um dos compositores da atualidade mais tocado e editado a nível nacional e internacional.

O concerto integrado no ciclo de Música promovido pelo Centro Cultural Regional de Santarém conta com a organização conjunta da SFA, sendo apoiado pelo Programa de Apoio aos Agentes Culturais da Câmara Municipal de Santarém.

cartaz concerto

Artigos Relacionados

Luís Duarte Melo apresenta publicamente esta 5ª Feira o livro Crónica da Igreja de Alcanede

Portal Alcanede

Igreja da Misericórdia de Alcanede recebe este sábado recital de poesia com órgão

Portal Alcanede

C.S.R.Valverde assinala aniversário com uma Noite de Fados

Paulo Coelho