18.5 C
Alcanede
Terça-feira ,23 Abril, 2024
Cultura

Banda de Alcanede integra novos elementos e distingue com diploma de mérito alguns músicos

O Concerto de Ano Novo da Sociedade Filarmónica Alcanedense realizado no passado dia 18 de Janeiro de 2015, ficou marcado pela entrada de cinco novos elementos formados na Academia de Música, “se tudo correr bem, em maio teremos mais alunos a integrar a banda”, disse o presidente da direcção da SFA, José Antunes.

A cerimónia emotiva contou ainda com a entrega de diplomas de mérito aos músicos João Vitorino, António João e Albino Lopes pelo “reconhecimento, dedicação e entrega ao serviço da SFA”. Durante a entrega dos diplomas, o presidente da SFA reconheceu o carisma destes elementos, “nós costumamos dizer que têm um certo espírito filarmónico” reforçando a ideia que “foram grandes referências” para os músicos que com eles conviveram.

“Nas filarmónicas para além da música aprende-se também a viver e a encarar a vida”, disse o presidente da SFA, sublinhando o enriquecimento adquirido através do encontro de gerações. Na hora de cessar funções, a emoção tomou conta de João Vitorino, o músico com mais tempo de serviço na SFA, como fez questão de recordar, recebeu o diploma de mérito, entregue por António João.

“Por aqui ando desde 1962, não fui só filarmónico, fui diretor músico, contra mestre, chofer… fui tudo o que eu pude, foi de costas, bruços, de braçado, de bicicleta a pedais, motor e então em 1974 de automóvel”, disse arrancando as palmas da plateia.

“Quero agradecer esta lembrança, aprendi aqui muita coisa, fiz muitos amigos tanto no pessoal mais adulto como nos mais jovens”, referiu, António Santos, após ter recebido das mãos de César Martins o merecido diploma de mérito.

A anteceder o Concerto de Ano Novo da Sociedade Filarmónica de Alcanede, foram também entregues os bonés e os instrumentos aos novos elementos formados na Academia de Música da SFA, que passam a integrar a Banda Filarmónica.

O momento de entrega destas distinções foi testemunhada na presença do maestro Alberto Lages, professores, diretores da SFA e dos pais dos jovens. A Banda de Alcanede passou a contar com os músicos, Lara Vieira (Saxofone), Lucas Salgado (Trombone), Tiago Santos (Clarinete) e André Vedor e Diogo Cândido (Percussão).

O Concerto de Ano Novo realizado nas instalações da ARCA – Associação Recreativa e Cultural de Alcanede, apresentou o seguinte programa musical: Alfred Reed (A Festival Prelude), Gustav Holst (Second Suite For Military Band), Ralph Vaughan Williams (English Folk Song Suite), Otto M. Schwarz (Bonoparte), Andrew Lloyd Webber (Cats – Arr. Kazuhiro Morita), Harm Evers (The Wooden Devils).

O espetáculo contou com a presença de numeroso público na plateia, e de várias entidades convidadas como foi o caso da vice-presidente da Câmara Municipal de Santarém, Susana Pita Soares, presidente da Junta de Freguesia de Alcanede, Cristina Neves, e Manuel Joaquim Vieira em representação da Assembleia Municipal.

VER FOTOS 

Artigos Relacionados

Banda de Alcanede participa em concerto com Luís Portugal e Rui Vilhena

Portal Alcanede

Alcanede recebe sessão de apresentação da Carta Arqueológica de Santarém

Portal Alcanede

Fadista Teresa Azoia e percussionista José P. Menezes convidados especiais da SFA na “Winter Ensembles” de 5 de março

Portal Alcanede