8.2 C
Alcanede
Segunda-feira ,24 Janeiro, 2022
Cultura

Associações de Alcanede participam esta noite no espectáculo “61-ABRIL-74 da Guerra à Liberdade”

Associações culturais da freguesia de Alcanede participam esta noite pelas 21h30 no espetáculo, “61-ABRIL-74 da Guerra à Liberdade” da autoria de Carlos Oliveira e direção artística de Carlos Oliveira e de Tiago Fernandes.

Os cenários são compostos por 15 cenas que ilustram inúmeros acontecimentos históricos e sociais do período entre o início da Guerra Colonial, em 1961, e a noite de 24 de Abril, quando as tropas saíram dos quartéis.

A Parada Chaimite, realiza-se na antiga Escola Prática de Cavalaria, contando também com a intervenção de 150 participantes de associações culturais, locais e concelhias, das freguesias de Vale Figueira, Pernes e Vale Figueira.

As coletividades da cidade de Santarém entram em ação através do Circulo Cultural Scalabitano e de várias valências do Conservatório de Música de Santarém, do Centro Dramático Bernardo Santareno, do Teatrinho de Santarém, do Aqui Há Gato, do GGCC – Grupo de Guitarra e Canto de Coimbra do CCRS.

Numa nota d eimprensa a organização sublinha que vão ainda participar vários actores, músicos, bailarinas, declamadores de poesia e cidadãos.

“É o palco ideal para a apresentação deste espetáculo, uma vez que foi daí que o capitão Salgueiro Maia e a sua coluna militar partiram rumo a Lisboa para ajudar a derrubar o regime”, referem.

Esta produção multidisciplinar, que inclui teatro, música, dança e poesia, vem reforçar o programa das Comemorações do 25 de Abril na cidade, sendo o resultado de uma parceria entre a Câmara de Santarém e a Comemorações Populares do 25 de Abril – Associação Cultural.

Artigos Relacionados

Finalistas da Escola de Música da SFA atuam na festa de Santa Cecília

Carlos Coelho

Banda Filarmónica do Xartinho em concerto no Sá da Bandeira, em Santarém

Paulo Coelho

Banda de Alcanede apresenta concerto especial de carnaval durante as festas de Aldeia de Além

Carlos Coelho