12.7 C
Alcanede
Quinta-feira ,18 Abril, 2024
Sociedade

Associações da freguesia de Alcanede vão dinamizar escolas desativadas

As escolas desativadas no âmbito do processo de reorganização da rede escolar serão cedidas pela Câmara Municipal de Santarém a diversas associações e entidades do concelho com o objetivo de reaproveitar aqueles espaços para fins culturais, recreativos, sociais e religiosos.

Para o efeito a autarquia irá assinar protocolos com as diversas entidades interessadas na dinamização das antigas escolas.

Em relação à freguesia de Alcanede, na última reunião do executivo municipal, foi aprovada por unanimidade a respetiva proposta de cedência. Na Escola Básica do 1º Ciclo (EB 1) de Alcanede, a Sociedade Filarmónica Alcanedense – até agora sem sede própria e, apenas, com um reduzido espaço de ensaios no rés-do-chão da Junta de Freguesia- irá instalar a sua Escola de Música para cerca de 20 alunos e criar uma sala de ensaio, um gabinete para direção e secretariado, sala de reuniões e troféus.

O espaço da antiga EB1 de Casais da Charneca será partilhado pela Associação Cultural e Desportiva dos Casais da Charneca e pela Fábrica da Igreja de Alcanede, para atividades lúdicas, sociais, desportivas e religiosas.

À Fábrica da Igreja de Alcanede será, também, cedida a EB1 de Mosteiros, contígua à Igreja local, para criação de um grupo de catequese, entre outras ações.

A EB1 de Pé da Pedreira será utilizada pela Associação Desportiva de Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira, até agora sem sede própria.

A EB1 de Vale do Carro será partilhada pela Associação Amigos de Vale do Carro, Várzea e Casais Limítrofes e pela Associação da Capela de São Lourenço.

Face aos vários pedidos para dinamização da EB1 e Jardim de Infância de Valverde, a CMS para evitar conflitos de interesse, irá assinar protocolo com a Associação de Caçadores de Serra do Alecrim, Comissão de Festas de São Pedro, Centro Social e Recreativo de Valverde e Grupo Desportivo de Valverde.

O Rancho Folclórico de Viegas será dotado de sede própria, na EB1 de Viegas, e a Junta de Freguesia de Alcanede irá dispor do espaço do antigo Jardim de Infância, uma vez que as suas instalações se têm revelado insuficientes. Entre os seus planos está a criação de uma valência de caracter social no Jardim de Infância.

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 392 vezes

Artigos Relacionados

Covid-19: USF Foral Novo retoma algumas consultas presenciais a partir de 4 de Maio

Portal Alcanede

Bombeiros de Alcanede integram dispositivo de proteção civil para visita de Bento XVI

Paulo Coelho

Valverde festeja o Carnaval com Patuscada no CSRV

Paulo Coelho