16.3 C
Alcanede
Quinta-feira ,28 Março, 2024
Entrevistas

André Caetano: “A população tem estado sempre presente”

acaetano

acaetanoMurteira e Barreirinhas, na freguesia de Alcanede vão viver este fim-de-semana os tradicionais festejos em honra de São Vicente. De 21 a 24 de Janeiro, o convívio, a animação musical e as celebrações religiosas estão garantidos numa festa que vai incluir a participação de Rui Saraiva, J.C. Power, Krizz, Camisas Negras, Sociedade Filarmónica de Alcanede e os Dj’s Kristof e Tiago M, entre outros.

festamurteira2011 1Portal de Alcanede (PA) – Quais são, este ano, os grandes destaques das festas de São Vicente?

André Caetano (AC) – A tenda electrónica é a grande novidade dos festejos deste ano. A ideia é animar ainda mais as pessoas e chamar também a malta jovem à festa. Além disso, temos os bailes (com entradas livres) e as habituais celebrações religiosas.

PA – Numa altura financeiramente complicada, imaginamos que seja difícil levar para a frente a vontade de não deixar cair as tradições?

AC – Sim é uma altura complicada. Nós sabemos os problemas difíceis que o país atravessa, mas se continuarmos com os patrocínios que temos tido das empresas aqui da zona, vamos poder continuar com esta festa em grande.

PA – Ou seja, os apoios vão surgindo?

AC – Sim, felizmente. Esta é uma zona de indústrias que não olham a meios para nos ajudarem, não metem qualquer obstáculo. Umas mais, outras um pouco menos, mas todos os empresários nos têm ajudado da forma que podem e desde já agradeço a todos sem excepção.

Quero também enaltecer o trabalho espectacular dos “empregados da festa”  Valter Marques, do Luís Tomás e do Pedro Lopes. E claro, das senhoras juízas que durante todo o ano ajudam na manutenção da capela e que durante a festa tomam conta da quermesse. Muito obrigado à Celeste Catarino, Sandra Narciso e às “empregadas” Anabela Caetano e Elvira Caetano.

PA – Por parte da câmara municipal de Santarém e junta de freguesia de Alcanede, os apoios também são visíveis?

AC – Este ano não foi pedida ajuda às autarquias. Julgo que nos poderão ajudar em outros aspectos que iremos necessitar no futuro. Mas, temos tido um enorme apoio por parte do Conselho Directivo dos Baldios de Valverde, Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira que tem sido extraordinário.

PA – As populações de Murteira e Barreirinhas são bairristas?

AC – Sim, muito bairristas e isso reflecte-se por exemplo, não só no apoio que dão às festas, mas também quando é necessário ajudarem em outras iniciativas de grande importância. A população tem estado sempre presente.

PA – E os jovens, estão activos no sentido de colaborarem?

AC – Sempre disponíveis e agora ainda mais com a instalação da nossa tenda electrónica que foi pensada especialmente neles. Houve anos em que a festa estava mais direccionada para a parte tradicional e agora pretendemos que a juventude se identifique mais com os festejos. É bom para todos. Lembro que durante alguns anos tivemos aqui um bar jovem que deu bom lucro à associação.

festamurteira2011 2PA – Sendo assim, as populações de Murteira e Barreirinhas podem estar descansadas. Vamos continuar com os tradicionais festejos durante muitos e bons anos?

AC – Sim. Com a força demonstrada pelo pessoal que continua a entrar e mesmo nos que estão de saída, que se for preciso voltam, esta festa nunca irá morrer. É o amor pela terra e a paixão que nos move.

PA – Qual é a grande mensagem que gostaria de transmitir às pessoas que estão a ler esta entrevista, para que visitem a Murteira e as Barreirinhas este fim-de-semana?

AC – Mobilizem-se, apareçam. Isto é uma zona muito hospitaleira e de pessoas humildes que gostam muito de receber toda a gente. Garanto que vão divertir-se ao mesmo tempo que ajudam as festas destes dois lugares, não se irão arrepender.

PA – André Caetano muito obrigado pela entrevista e felicidades para as festas em honra de São Vicente em Murteira e Barreirinhas…

AC – Nós também agradecemos a presença do Portal de Alcanede. Obrigado pela visita e estão sempre convidados a aparecer.

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 787 vezes

Artigos Relacionados

Nélson Santos: “O rancho é da freguesia e quem quiser aparecer é muito bem recebido”

Portal Alcanede

Vídeo: Bombeiros Voluntários de Alcanede – Entrevista a Nelson Durão e a Filipe Regueira

Portal Alcanede

Alberto Lages: ” A minha paixão pela música surgiu de uma forma natural”

Portal Alcanede