11.4 C
Alcanede
Sexta-feira ,3 Dezembro, 2021
Sociedade

Aldeia da Ribeira voltou a cumprir a tradição nos festejos em honra de São João Crisóstomo

As tradicionais festas anuais de Aldeia da Ribeira, Vale do Soupo, Vale das Caldas e Casal da Josefa decorreram entre os dias 25 e 28 de janeiro de 2013. A animação e o convívio foram uma constante durante o evento que, uma vez mais, primou pelo sempre espetacular fogo-de-artifício.
Os festejos arrancaram com o acender da fogueira, a abertura do barril do Santo e o baile com JC Power, tendo a comissão aproveitado a ocasião para fazer a apresentação pública do DVD do 5.º passeio TT de Aldeia da Ribeira. A madrugada esteve entregue ao Dj Rex que tomou conta da cabine de som até perto das seis da manhã, tendo levado ao rubro todos os que esperavam ouvir os grandes êxitos das décadas de 80 e 90.

No sábado, pela manhã, a alvorada e a espera da Banda do Xartinho deram o “sinal” do fim-de-semana de festa que se vivia, seguindo-se o peditório. Depois de almoço, decorreu a missa seguida de procissão, que levou às ruas da aldeia várias centenas de pessoas, numa clara demonstração de fé. A tarde ficou ainda marcada pela abertura da quermesse e pela atuação da Banda do Xartinho que fez a despedida com fogo-de-artifício, sendo também lançado um balão (uma tradição bastante antiga e que foi recuperada há alguns anos).
O serão foi preenchido com a atuação do bem conhecido conjunto musical “Os Lord’s” e pela atuação do Dj Tiago Leiria. Nessa noite, mais de um milhar de pessoas passaram por Aldeia da Ribeira.

O dia de domingo, 27 de janeiro, ficou marcado pela atuação da Banda da Gançaria e pela entrega da bandeira ao novo juiz para as festas de 2014. Destaque também para o serão, onde várias as centenas de pessoas acompanharam a comissão na tradicional entrega da bandeira, sendo depois brindados com um espetacular fogo-de-artifício e com um banquete oferecido a toda a população pelo novo juiz. O organista Fokaenergie tomou conta do baile.

No último dia de festa, a quermesse, o arraial e o leilão foram animados pelo organista David C, que também animou o baile. Apesar da crise, a comissão de festas decidiu aumentar o investimento dos anos anteriores para garantir o sucesso das mesmas. Foi investido mais dinheiro em fogo-de-artifício, na iluminação, e na contratação de dois Dj´s. Esta aposta foi claramente ganha, fincando a promessa de apresentar mais surpresas para o próximo ano.

A comissão de festas aproveita, através do Portal de Alcanede, para agradecer a todos os que de alguma forma contribuíram para o sucesso dos festejos, agradecendo de uma forma muito especial ao grupo de jovens que se encarregou de assegurar o funcionamento dos dois bares jovens, durante os 4 dias, a todos aqueles que visitaram Aldeia da Ribeira.
Por último, mas não menos importante, aos juízes de 2013, João Santos e Andreia Bandeira, e respetivas famílias, pelo trabalho incansável que desenvolveram de forma a assegurar o sucesso dos tradicionais festejos.

 “Comissão de Festas superou todas as expetativas”

A população local, a de terras vizinhas, e muitas pessoas de fora da freguesia de Alcanede fizeram questão de marcar presença nas festas anuais de Aldeia da Ribeira, Vale do Soupo, Vale das Caldas e Casal da Josefa.

“Esta festa foi, para além de tudo, uma comunhão de atitudes e sentimentos que resulta numa unidade sólida para um objetivo em vista que é a de proporcionar a todos os habitantes e conterrâneos uma festa de confraternização em honra do seu santo padroeiro, S. João Crisóstomo”, disse ao Portal de Alcanede, José Sequeira.

Admirador de bons convívios populares, este habitante de Aldeia da Ribeira afirmou que “a comissão de festas este ano superou todas as expectativas, não só com a iluminação e fogo-de-artifício, mas acima de tudo congregou todas as pessoas, e foram muitas, para que o objetivo fosse alcançado”, ressalvou.

Na opinião de José Sequeira, é importante realçar “a partilha entre as gerações mais velhas com toda uma vida de experiencia e a mais nova que, sem complexos, partilha as experiencias e muitas das vezes até recupera valores até então esquecidos”.

Texto: Jorge Rodrigues

Fotos: José Sequeira (Procissão) e Comissão de Festas (Bailes)

Ver Foto Reportagem

Artigos Relacionados

Marlene Ribeiro vence Miss Minisaia 2009

Paulo Coelho

Valverde volta a premiar pernas em tom natural e uso de minissaia

Carlos Coelho

ER 361 – Empresa Santos & Tavares disponibiliza autocarro gratuito para deslocação à Assembleia da República

Paulo Coelho