9.4 C
Alcanede
Sexta-feira ,29 Março, 2024
Desporto

Alcanedense Paulo Filipe Santos sagrou-se campeão do Mundo de Cross Country em Los Angeles

Depois de no ano passado se ter sagrado campeão da Europa de Duatlo nos VI Jogos Europeus de Policias e Bombeiros, que se realizaram em Espanha, o atleta natural de Aldeia da Ribeira subiu a fasquia e este fim-de-semana tornou-se o novo campeão do Mundo em Cross Country (BTT) na categoria 30/35, numa prova realizada em Los Angeles, Estados Unidos da América.

p santos3A medalha de ouro foi conquistada no decorrer da World Police & Fire Games 2017, um evento bienal que nasceu em 1985 nas terras do tio Sam, e que reúne cerca de 10.000 atletas, divididos em mais de 60 modalidades. Um torneio apenas superado, em dimensão, pelos Jogos Olímpicos.

“É um sentimento de dever cumprido e um enorme orgulho por ter conseguido trazer a medalha para Portugal”, disse Paulo Santos ao Portal de Alcanede. O atleta salientou que a vitória lhe provocou “um místico de sensações em que nos vem tudo à cabeça” e que, no final, “valem a pena todos os sacrifícios que fazemos”. Para atingir a forma plena, são necessárias “entre 12 a 16 horas de treino por semana”, embora “por vezes, podem ser mais”, afirmou.

Na hora de festejar a medalha de ouro, Paulo Filipe Santos, não esqueceu os apoios do Presidente da Câmara de Lisboa, do Vereador Carlos Castro, do 2º Comandante do Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lisboa, Tiago Lopes, lembrando que sem eles “nada disto teria sido possível nem Portugal seria representado”.

Os agradecimentos estenderam-se também à sua família, “pelo tempo que abdico de estar com ela para treinar”, e com uma dedicatória especial “esta minha/nossa vitória é dedicada à minha filhota Carminho”, disse.

Nestas declarações ao Portal de Alcanede, o campeão do Mundo que desportivamente começou a dar os primeiros passos na sua terra Natal em defesa da ADAR – Associação Desportiva de Aldeia da Ribeira, reconheceu que começou “ tarde nas bicicletas”, mas que representou “ a equipa mais antiga de BTT a nível nacional”, salientado que a mesma é pequena, mas “com história”, lamentando que os apoios à ADAR “são sempre poucos para o nível competitivo”, desabafou.

Atualmente, Paulo Santos, representa a equipa Róódinhas/ Santos Silva, a quem também agradeceu todo o apoio prestado, assim como ao grupo SNR (Scalabis Night Runners) de Santarém e a todos os amigos.

Em 2019, a World Police & Fire Games 2019 vai decorrer em Chengdu, China.

Artigos Relacionados

Alexandre Montez imparável nos JOJ alcança agora a medalha de ouro na estafeta

Carlos Coelho

1º Trail do Rei – Lucros da prova revertem para a A.R.C. Alqueidão do Rei

Portal Alcanede

Equipa do Portal de Alcanede ficou em 7º lugar numa prova ganha pela FPRM Logística

Paulo Coelho