17.3 C
Alcanede
Quinta-feira ,25 Abril, 2024
Educação

Alcanede regressa ao passado com realização de Feira Medieval

Um desfile, danças medievais, treino de escudeiros, jogos tradicionais, cantigas de amigo e de amor, exposições temáticas e a atuação de Gigantes em Andas, são algumas das atividades que poderemos observar na próxima Feira Medieval de Alcanede. A iniciativa é organizada pela Junta de Freguesia de Alcanede e pelo Agrupamento de Escolas Dom Afonso Henriques, estando integrada nas comemorações dos 850 anos da Elevação de Alcanede a Vila.
A realização do evento tem como finalidade a obtenção de vários objetivos, “o principal é o caráter pedagógico da atividade onde procuramos que os alunos através da vivência, possam aprender e conhecer um período muito concreto e particular da nossa história e suas reminiscências do passado”, segundo disse ao Portal de Alcanede a diretora do Agrupamento de Escolas Dom Afonso Henriques.

Depois de alguns anos de interregno, a Feira Medieval regressa este ano, “foi sempre nossa intenção dar-lhe continuidade”, no entanto, “devido á logística que envolve esta realização não é possível que a mesma seja anual”, afirmou Helena Vieira. Ao todo estarão envolvidas diretamente cerca de cem pessoas, “professores, funcionários, pais e autarquia local”, além de que indiretamente “estarão todos os alunos e famílias, professores, assistentes operacionais e técnicos”.

A importância da data que se assinala, os 850 anos da Elevação de Alcanede a Vila, levou os promotores a pensarem no projeto de uma forma abrangente, “visa igualmente envolver a comunidade educativa e local, promovendo a história local e integrando-a na história nacional”, referiu a responsável pelo Agrupamento de Escolas.

A Feira Medieval irá começar, pelas 15 horas, com “a visitação de El-Rei D. Afonso Henriques ao Termo de Alcanede”, seguindo-se um desfile do Castelo de Alcanede, passando pela rua cidade de Santarém, até ao recinto do pelourinho, “onde será lida uma carta de Dom Afonso Henriques à população de Alcanede, apelando à sua participação na luta contra os mouros no processo da reconquista cristã”.

O evento contemplará vários espaços de venda de produtos gastronómicos e de artesanato locais, “que procurarão recriar a época histórica visada”. Ao longo da tarde e noite decorrerão animações diversas, entre as quais, “danças medievais, treino de escudeiros, jogos tradicionais, cantigas de amigo e de amor, exposições temáticas e atuação de Gigantes em Andas e Malabaristas que utilizarão o fogo”, salientou Helena Vieira.

CARTAZ Feira Medieval Portal

Artigos Relacionados

Escolas na freguesia de Alcanede vão fechar quase sem contestação

Paulo Coelho

CMS assegura refeições e acolhimento a crianças e alunos na semana de “contenção”

Portal Alcanede

Alcanede – “Cientistas de Palmo e Meio” reúnem em congresso

Portal Alcanede