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Domingo ,11 Abril, 2021
Sociedade

Alcanede palco de sessão de atendimento gratuito sobre crédito e gestão do orçamento familiar

No âmbito de um protocolo assinado recentemente entre a Câmara Municipal de Santarém e o Gabinete de Orientação ao Endividamento dos Consumidores (GOEC), Alcanede será a primeira freguesia do concelho a receber uma sessão de atendimento para informar os consumidores em matéria de crédito e gestão do orçamento familiar.
Aderente a esta iniciativa, a Junta de Freguesia de Alcanede vai colocar à disposição dos eventuais interessados em obter este tipo de aconselhamento, uma sala do rés-do-chão do edifício sede da autarquia local, na segunda-feira, 25 de fevereiro 2013, entre as 14h00 e as 16h00.

O atendimento será feito individualmente, estando garantida pelas entidades responsáveis a confidencialidade dos dados fornecidos aos técnicos do GOEC. Solicita-se, caso seja possível, uma marcação prévia junto da Informação Autárquica ao Consumidor, através do número 243 304 408.

Para Ricardo Gonçalves, presidente da Câmara Municipal de Santarém, “até 2008, as pessoas tiveram facilidade de acesso ao crédito e não tinham a preocupação de perceber a que tipo de créditos recorriam e não tinham, muitas vezes, a perceção do sobre-endividamento”, referiu aquando da assinatura do protocolo. O autarca acredita que existem, “muitas famílias que têm a capacidade de ver que têm um problema e vão à procura de ajuda, como a que estamos a disponibilizar no nosso Concelho”, disse.

Além da presença em Alcanede, a ideia da autarquia é levar estas sessões de esclarecimento a outras freguesias, “que apenas têm que demonstrar interesse junto da Informação Autárquica ao Consumidor da Câmara de Santarém e providenciar uma sala para ser efetuado o atendimento”.

Na cidade de Santarém, as sessões de atendimento já começaram, no passado dia 15 de fevereiro, nas instalações da antiga Escola Prática de Cavalaria, para onde já estão agendados os dois dias de atendimento do próximo mês. Ambos vão decorrer à segunda-feira, das 9h00 às 12h00, nos dias 11 e 25 de março.

O Gabinete de Orientação ao Endividamento dos Consumidores surgiu em 2006 de uma iniciativa conjunta entre a Direcção-Geral do Consumidor e o Instituto Superior de Economia e Gestão, da Universidade Técnica de Lisboa (através do Centro de Investigações Regionais e Urbanas – CIRIUS) com o objetivo de informar e educar em matérias de natureza financeira nomeadamente gestão do orçamento familiar, gestão do crédito e aplicação das poupanças bem como assegurar que encontra a melhor situação para cada agregado familiar preservando a total liberdade de escolha por parte do utente, em relação às instituições financeiras com quem se relaciona.

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