5.7 C
Alcanede
Quarta-feira ,19 Janeiro, 2022
Sociedade

“A Terra Treme” dia 11 de Outubro, às 11h10. Proteção Civil apela à participação em exercício de preparação para sismos

O Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém fez chegar ao Portal de Alcanede, por via de um comunicado da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), um apelo aos cidadãos da freguesia para participarem no exercício de preparação para o risco sísmico, que decorrerá na sexta-feira, 11 de Outubro, às 11h10, em todo o país.
A iniciativa chama-se “A Terra Treme”, pode ser executado onde quer que esteja, de modo individual ou coletivo. É um exercício de um minuto que pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo. O exercício, que pode ser feito em todo o país, ajudará a população a conhecer e praticar os 3 gestos que podem salvar vidas em caso de sismo.

Baixar, proteger e aguardar são os três gestos propostos e que convém conhecer e treinar. Durante o exercício, os cidadãos devem BAIXAR-SE sobre os joelhos, uma posição que evita cair em caso de ocorrência de sismo, (também designado por terramoto ou tremor de terra). Deverão PROTEGER a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se, se possível colocando-se sob uma mesa resistente e segurar-se firmemente a ela. Por fim, AGUARDAR até que a ‘terra pare de tremer’.

O objetivo de “A Terra Treme” passa, sobretudo, pela promoção da informação e mobilização da sociedade civil para a adoção de comportamentos adequados de autoproteção em caso de ocorrência de sismo. “É, acima de tudo, uma ação de sensibilização que promove o conhecimento do risco sísmico e a adoção de medidas para a mitigação das suas consequências”, refere Manuel Mateus Couto, Presidente da Autoridade Nacional de Proteção Civil.

Para inscrever-se na iniciativa, individualmente ou em grupo (famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas), basta aceder a www.aterratreme.pt, promovendo a animação desse minuto, o debate e a partilha de ideias antes ou após o exercício, de forma a melhorar algumas fragilidades identificadas, organizando desde já o exercício do próximo ano.

[iframe width=”640″ height=”360″ src=”//www.youtube.com/embed/QEtHlggAbFc?feature=player_detailpage” frameborder=”0″ allowfullscreen ]

ANPC

Artigos Relacionados

Já se vê alcatrão nas obras da ER 361

Paulo Coelho

Dia da Mulher assinalado em Murteira e Barreirinhas com almoço e matiné

Portal Alcanede

Santa Casa da Misericórdia de Alcanede celebra convívio de natal

Carlos Coelho