15.4 C
Alcanede
Quinta-feira ,25 Abril, 2024
Entrevistas

A Alcanedense Bruna Bento Silva integra o projecto “Liga-te à Arte”

A Alcanedense Bruna Bento Silva integra o projecto “Liga-te à Arte”. A iniciativa denominada ART-ON, foi criada na cidade de Fátima por 4 alunas do CEF (Centro de Estudos de Fátima), no âmbito da disciplina de área de projecto, em parceria com a Associação Fátima Cultural. A ideia consiste no desenvolvimento de um roteiro turístico para dar a conhecer os artistas da região, na área das artes plásticas, fotografia e escultura.

Portal Alcanede – Como é que surgiu a ideia de criar este Roteiro Artístico ?

Bruna Silva – Em Fátima existem muitas pessoas com interesse pelas artes e pela cultura e a maioria dos artistas procura o reconhecimento dos seus trabalhos fora da cidade. A ideia do roteiro artístico na generalidade era ‘espalhar’ a arte pela cidade. Isto é, mostrar o trabalho dos nossos artistas não apenas num local mas sim em vários espaços ao alcance de todos. Assim enquanto se faz um passeio pelas ruas da cidade num local ou noutro nos deparamos com uma exposição das várias obras de pintura, escultura e fotografia promovido pelo nosso projecto ArteOn.

PA – Além da Bruna, mais 3 colegas fazem parte deste projecto « ArteOn »… Quanto tempo demorou a colocarem em prática o vosso trabalho?

Bruna Silva – É preciso ter em conta que este roteiro é apenas a primeira iniciativa de todo o projecto. O projecto ArteOn é um grupo de trabalho que pretende ao longo de todo o ano lectivo promover as artes e os artistas da região dando especial atenção aos artistas em ascensão. Esta foi a nossa primeira actividade, foi o resultado de um trabalho organizado durante o primeiro período. No segundo período pretendemos organizar várias tertúlias com temas em volta de “como é ser artista na região” e no terceiro período será a conclusão de todo este projecto que está a ser organizado paralelamente com estes trabalhos que é um dia cultural apresentando o maior número possível de manifestações artísticas desde a dança, à musica, pintura, design, arquitectura, etc. …

PA – Contaram com alguns apoios?

Bruna Silva – Sim, para além dos patrocinadores associámos-nos à AFAC (Associação Fátima Cultural) que recebeu muito bem as nossas ideias e ofereceram-nos o seu apoio para a sua concretização.

PA – De que forma é que os artistas da região viram esta vossa iniciativa?

Bruna Silva – Acharam interessante e mostraram-se interessados em colaborar com o projecto.

PA – De que forma é que o vosso trabalho tem sido visível, extra comunidade escolar?

Bruna Silva – Das pessoas que conhecem e acompanham as iniciativas do projecto está a ser muito bem recebido e a resposta está a ser muito positiva mas ainda queremos chegar a um maior número de pessoas e “ligar” muito mais gente à arte, tal como diz o nosso slogan.

PA – O facto de Fátima ser a cidade santuário que é… influenciou de alguma forma esta vossa vontade de levar por diante o projecto?

Bruna Silva – Sim. Sentimos muito que Fátima apenas é reconhecida pela arte sacra mas Fátima é mais que isso e com este roteiro tivemos mais que provas disso.

PA – Sendo a Bruna Bento Silva uma jovem alcanedense… Consideras possível (um dia destes) encontrar uma solução idêntica para a nossa freguesia? Afinal de contas deveremos ter alguns artistas “escondidos” na nossa terra?

Bruna Silva – Tinha todo o gosto de ajudar a promover este tipo de actividades na minha terra. Ainda me lembro de quando era pequenina fazer umas peças de teatro na associação, de ir ver uns encontros dos ranchos, etc… Alcanede está um pouco parada nestas coisas mas acho que sim, era interessante descobrir os talentos que andam aí escondidos e quem sabe termos umas belas surpresas.

PA – Tens alguma ideia para a nossa terra em concreto em termos culturais? Ou algo que gostarias de ver em prática?

Bruna Silva – Há uns tempos a escola básica de Alcanede organizava umas feiras medievais que eu sempre achei bastante engraçado pois valoriza os tempos de história que a nossa terra possuí e para além disso faziam-no de uma forma bastante criativa, imaginativa desde os trajes, aos cenários, aos adereços… Acho que deviamos aproveitar os marcos históricos que temos na nossa vila e a partir daí fazer umas coisas engraçadas. Quem sabe fazer um dia cultural num dia de Verão no Castelo, animada pelas bandas locais, etc… Há tantas coisas que podemos fazer, basta querer.

PA – Bruna, muito obrigado pelas tuas declarações ao Portal de Alcanede. Parabéns pela tua iniciativa (e tuas colegas Oleksandra Kotova, Ana Carolina Santos e Edite Reis ), desejamos a ti e a elas as maiores felicidades.

Bruna Silva – Um muito obrigado de todo o grupo ArteOn ao portal de Alcanede que é também uma iniciativa de louvar. Muito sucesso!

NOTA: No antigo site do Portal esta página foi lida 467 vezes

Artigos Relacionados

Manuel Jacinto: “É com Carolice que as coisas vão andando para a frente”

Portal Alcanede

Luís Martins: “É fundamental fazer alguma coisa pela nossa terra”

Portal Alcanede

Prazeres Carvalho: “O que eu queria, era ir para a escola”

Portal Alcanede