15.4 C
Alcanede
Quinta-feira ,25 Abril, 2024
Artigos de Opinião

Opinião de José Castela – A 80Km do esquecimento…

O Secretário de Estado da Cultura apresentou recentemente o Festival Grande Orquestra de Verão que, de 14 de junho a 30 de setembro, promoverá 21 concertos, com seis orquestras, em 16 distritos. Este projeto será liderado pelo Maestro Victorino d’Almeida, que, segundo ele, é “o início de uma nova era em termos musicais em Portugal”. Nas palavras do Exmo. Sec. De Estado, este programa pretende apresentar “registos diferentes, da [Sinfonia n.º] 40 de Mozart a Shostakovich, para alargar público”, dizendo também que este festival representa o princípio da “educação para a arte” em Portugal, especificamente na divulgação da Música Sinfónica. 

Para os mais atentos, terá sido surpresa constatar que estes 21 concertos decorrerão em apenas 16 distritos do nosso país, e com certeza que terão pensado “Será que o nosso Distrito é um dos 16?”. Pois bem, de facto, estamos a 80Km do esquecimento. Santarém não fará parte da “nova era” musical do nosso País. Este Festival irá passar por palcos muito “distantes” como Tróia e Setúbal, ou Mafra e Amadora, mas não irá “educar” os Distritos de Santarém e Vila Real.

“Esta é uma geração de ouro dos músicos portugueses”, sublinhou o maestro e compositor, tendo salientado a “excelente qualidade” dos instrumentistas portugueses, pena que se tenha esquecido que o Distrito de Santarém é, foi, e sempre será, dos Distritos com mais e melhores músicos no nosso País.

Continuem a “educar” nesse clima de imposturice, que nós vamos levando música, SEM APOIOS, aos sítios que vocês esquecem, ou que simplesmente não vos convêm…

 

Artigos Relacionados

Existem Médicos Suficientes

Portal Alcanede

O que Fazer para Melhorar o Ambiente

Portal Alcanede

Casa roubada, trancas à porta …

Portal Alcanede