Bernardo Bento, jovem músico residente em Alcanede, destacou-se no passado fim de semana, dias 17 e 18 de maio de 2025, na 28.ª Semana Internacional do Acordeão, realizada em Alcobaça. O evento reuniu jovens talentos de várias regiões do país, sendo uma referência no panorama da música nacional dedicada ao acordeão.
Com apenas 13 anos, Bernardo Bento cativou o público, e o júri, com a sua interpretação, revelando não só uma excelente técnica, como também uma grande sensibilidade musical, obtendo o 2º lugar no 28º Troféu Nacional de Acordeão e o 3º posto no 9º Concurso Internacional de Acordeão, na Categoria C – Infantil 1. Atualmente, frequenta o 3.º ano de aulas no Conservatório de Música Jaime Chavinha (CAORG), em Minde, sob a orientação do professor Fábio Palma. É também aluno da Escola EB 2,3 de Alcanede.
Em declarações ao Portal de Alcanede, Bernardo recorda os primeiros passos no mundo da música, “de acordo com os professores, e logo no início de prestarmos provas no Conservatório, tínhamos alguns instrumentos para experimentar. Após a opinião deles, víamos qual é que seria o melhor para cada um de nós, aquele em que nos adaptávamos melhor. No meu caso, foi o acordeão. No início, a minha ideia até era tocar piano, mas no momento das provas, a de acordeão foi a que me correu melhor e assim fiquei com este instrumento.”
Sobre o instrumento que escolheu, Bernardo mostra uma ligação especial, “gosto muito da sonoridade do acordeão, porque com este instrumento conseguimos tocar vários estilos musicais, consegue representar vários instrumentos, e o seu som pode conseguir comover o público.” Neste momento, dedica-se sobretudo à música clássica, mas reconhece a versatilidade do acordeão, sublinhando que “pode tocar vários estilos”.
A participação em Alcobaça foi mais uma etapa marcante na sua jovem carreira, “gostei muito da minha experiência, em Alcobaça. Já tinha participado outras vezes, mas neste concurso acho que ia mais preparado, já conhecia a dinâmica e consegui obter bons resultados.”.
Nesta conversa com o Portal de Alcanede, Bernardo Bento fez ainda questão de agradecer a quem o acompanha neste percurso, “quero agradecer ao meu professor do Conservatório de Música Jaime Chavinha, o professor Fábio Palma, que me tem ajudado na minha trajetória, e em especial por tudo aos meus pais, que me têm incentivado muito a estudar e a avançar na minha vida da música”, disse.
O talento e a dedicação de Bernardo Bento deverão ser motivo de orgulho para a comunidade de Alcanede, sendo fundamental o apoio a este, e a outros jovens artistas, que ajudam a inspirar as novas gerações a acreditar na força da música e da cultura.