Os empresários alcanedenses, Eliseu Frazão e José Santos Luís, foram distinguidos pelo Município de Santarém com a Medalha de Mérito da cidade. A sessão solene de “Outorga de Condecorações do Município de Santarém”, integrada nas Festas de São José 2025, decorreu no Convento de São Francisco.
Eliseu Frazão, CEO da Fravizel, empresa sediada em Pé da Pedreira, foi a personalidade que se distinguiu “pelo forte espírito empreendedor, fundou em 1999, a empresa Fravizel que em 2021 e 2023 foi a empresa industrial Portuguesa com mais patentes apresentadas e em 2023 já exportava para mais de 60 países”, salientou a Câmara Municipal de Santarém.
José dos Santos Luís, fundador das empresas Pedramoca e Mocapor, também com sedes em Pé da Pedreira, foi considerado como “empresário muito empreendedor, criou a empresa PEDRAMOCA e depois a MOCAPOR, assim operando em todo o circuito da cadeia de valor do setor da pedra. Atualmente com cerca de 80 trabalhadores, o grupo exporta para mais de 40 países”, referiu a autarquia através do seu gabinete de comunicação.
Além das Medalhas de Mérito aos dois empresários da freguesia de Alcanede, foram também atribuídas outras Medalhas de Mérito, Prata e Ouro a personalidades que se distinguiram no seu percurso profissional e que ajudaram a elevar o nome de Santarém, num total de 25 condecorações.
Algumas das distinções atribuídas pela autarquia foram a título póstumo, como foi o caso de Armando Marecos Ferreira, que fundou “a empresa Marecos Lda., inicialmente em Angola e depois em Tremês, especializada no frio industrial. Mais tarde, cria a Olitrem, inicialmente dedicada à extração de óleos vegetais para a perfumaria, viria depois a dedicar-se à indústria de refrigeração. A empresa exporta hoje os seus produtos para cerca de 40 países dos quatro continentes”, lê-se na nota informativa.
No uso da palavra, João Teixeira Leite, Presidente da Câmara Municipal de Santarém (CMS), afirmou que “as medalhas que hoje entregamos são símbolo de mérito e distinção, mas também de um compromisso com valores que definem a identidade de Santarém: o esforço, a perseverança, a inovação e o serviço à comunidade. Quer seja na cultura, na arte, no desporto, na educação, na ciência, no associativismo ou na solidariedade, os homenageados deste dia deixam uma marca indelével no nosso concelho e na vida das pessoas que aqui vivem”, citamos.
O Presidente da CMS, lembrou que “este percurso só é possível porque temos pessoas excecionais que fazem a diferença todos os dias – pessoas como aquelas que hoje homenageamos. Os vossos percursos são inspiradores e demonstram que o sucesso e o impacto positivo na sociedade não são obra do acaso, mas sim o resultado do compromisso, da entrega e da paixão pelo que se faz. Por isso, hoje não celebramos apenas conquistas individuais. Celebramos um espírito coletivo de superação e de progresso. Celebramos Santarém e o futuro que, juntos, estamos a construir”, concluiu.
Crédito fotos: Município de Santarém