Terça-feira ,18 Março, 2025
AmbienteEducação

AE D. Afonso Henriques organiza II Congresso “Cientistas de Palmo e Meio”

O Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques vai realizar, no dia 27 de março de 2025, o II Congresso “Cientistas de Palmo e Meio”. A iniciativa vai decorrer, este ano, no Centro Cultural Recreativo Arneirense, freguesia de Arneiro das Milhariças.

Este evento, de dimensão nacional, pretende a divulgação de projetos escolares de educação ambiental e despertar nos jovens estudantes uma consciência “verde” bem como a importância das ações de estudo, alerta e preservação do meio ambiente e de ecossistemas locais.

Com o objetivo de descentralizar, e sendo o Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques constituído por 10 freguesias rurais do concelho de Santarém e tendo dois centros de Ciência Viva, “pretendemos descentralizar as grandes atividades anuais do Agrupamento, procurando envolver a comunidade educativa local”, lê-se numa nota informativa enviada ao Portal de Alcanede. Assim, e porque é na Escola Básica nº 1 de Arneiro das Milhariças, que funciona um dos Centros de Ciência Viva, “será aí realizado o presente Congresso”.

Este evento, de dimensão nacional, “pretende a divulgação de projetos escolares de educação ambiental e despertar nos jovens estudantes uma consciência “verde”, bem como a importância das ações de estudo, alerta e preservação do meio ambiente e de ecossistemas locais”, citamos.

O objetivo do congresso passa por divulgar o trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto de Investigação da Coruja-das-torres – “O Olhar Atento…”, dinamizado pelos Clubes de Ciência Viva na Escola do Agrupamento, em articulação com os técnicos da Reserva Natural do Paúl do Boquilobo – ICNF”. Neste projeto foram envolvidos todos os níveis de ensino e o objetivo principal passou pela identificação da dieta alimentar da Coruja-das-torres, a partir da análise das plumadas desta espécie.

O II Congresso “Cientistas de Palmo e Meio” é destinado a alunos, organizado por eles, sob a orientação dos professores envolvidos, estando em atividade cerca de 500 crianças e 100 adultos.

Na atividade irão participar os Centros de Ciência Viva de Constância e do Alviela, o Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, a Reserva Natural do Paul do Boquilobo e a Escola Superior de Educação de Santarém, sendo conferencistas “o arquiteto paisagista Fernando Farinha Pereira, técnico do ICNF, e a professora doutora Ana Sofia Reboleira, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa”.

A parte da tarde do Congresso consistirá na participação em workshops e visitas a exposições e a locais de relevância científica ou cultural da localidade.

A iniciativa contará com o apoio da Câmara Municipal de Santarém e da Junta de Freguesia do Arneiro das Milhariças.


Artigos Relacionados

Centro de Saúde convida crianças do 1º ciclo do AEA para ação inédita em Alcanede

Paulo Coelho

Escolas na freguesia de Alcanede vão fechar quase sem contestação

Paulo Coelho

Agrupamento de escolas de Alcanede recebeu visita de delegações estrangeiras

Portal Alcanede