O Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques vai realizar, no dia 27 de março de 2025, o II Congresso “Cientistas de Palmo e Meio”. A iniciativa vai decorrer, este ano, no Centro Cultural Recreativo Arneirense, freguesia de Arneiro das Milhariças.
Este evento, de dimensão nacional, pretende a divulgação de projetos escolares de educação ambiental e despertar nos jovens estudantes uma consciência “verde” bem como a importância das ações de estudo, alerta e preservação do meio ambiente e de ecossistemas locais.
Com o objetivo de descentralizar, e sendo o Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques constituído por 10 freguesias rurais do concelho de Santarém e tendo dois centros de Ciência Viva, “pretendemos descentralizar as grandes atividades anuais do Agrupamento, procurando envolver a comunidade educativa local”, lê-se numa nota informativa enviada ao Portal de Alcanede. Assim, e porque é na Escola Básica nº 1 de Arneiro das Milhariças, que funciona um dos Centros de Ciência Viva, “será aí realizado o presente Congresso”.
Este evento, de dimensão nacional, “pretende a divulgação de projetos escolares de educação ambiental e despertar nos jovens estudantes uma consciência “verde”, bem como a importância das ações de estudo, alerta e preservação do meio ambiente e de ecossistemas locais”, citamos.
O objetivo do congresso passa por divulgar o trabalho desenvolvido no âmbito do Projeto de Investigação da Coruja-das-torres – “O Olhar Atento…”, dinamizado pelos Clubes de Ciência Viva na Escola do Agrupamento, em articulação com os técnicos da Reserva Natural do Paúl do Boquilobo – ICNF”. Neste projeto foram envolvidos todos os níveis de ensino e o objetivo principal passou pela identificação da dieta alimentar da Coruja-das-torres, a partir da análise das plumadas desta espécie.
O II Congresso “Cientistas de Palmo e Meio” é destinado a alunos, organizado por eles, sob a orientação dos professores envolvidos, estando em atividade cerca de 500 crianças e 100 adultos.
Na atividade irão participar os Centros de Ciência Viva de Constância e do Alviela, o Parque Natural da Serra de Aire e Candeeiros, a Reserva Natural do Paul do Boquilobo e a Escola Superior de Educação de Santarém, sendo conferencistas “o arquiteto paisagista Fernando Farinha Pereira, técnico do ICNF, e a professora doutora Ana Sofia Reboleira, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa”.
A parte da tarde do Congresso consistirá na participação em workshops e visitas a exposições e a locais de relevância científica ou cultural da localidade.
A iniciativa contará com o apoio da Câmara Municipal de Santarém e da Junta de Freguesia do Arneiro das Milhariças.