A Universidade Cultural de Alcanede (UCA) foi inaugurada no sábado, 4 de janeiro de 2025, nas antigas instalações do Jardim de Infância da vila. O ato formal de inauguração contou com a presença de representantes de diversas áreas, sendo assinado um protocolo entre o Município de Santarém, a Misericórdia de Alcanede e a Junta de Freguesia de Alcanede.
Durante a cerimónia de inauguração, o Presidente da Câmara Municipal de Santarém indicou que a autarquia irá apoiar “anualmente o projeto com 18 mil euros”. João Teixeira Leite lembrou que “a educação e a cultura são pilares fundamentais do desenvolvimento social” e que este projeto “promove a partilha do conhecimento, condição fundamental para a comunidade de Alcanede”.
O protocolo foi assinado pelo autarca de Santarém, pela Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede, Wanda Mendo, e por Manuel Joaquim Vieira, Presidente da Junta de Freguesia de Alcanede.
A nova UCA irá receber pessoas com mais de 50 anos de idade interessadas em aprender, partilhar e viver experiências únicas, estando o arranque das aulas marcado já para dia 6 de janeiro, onde serão ministradas 17 disciplinas.
O espaço físico da Universidade Cultural de Alcanede, o antigo Jardim de Infância, teve um investimento de 25.000€ para a sua reabilitação.
Além da oferta diversificada de disciplinas, a UCA irá também proporcionar “passeios e visitas socioculturais, além de palestras inspiradoras”. Segundo os promotores da Universidade, “a instituição é muito mais do que uma simples “escola”. Somos uma comunidade apaixonada pela descoberta, pelo conhecimento e pela conexão”.
Fotos: CMS