11.2 C
Alcanede
Quarta-feira ,30 Abril, 2025
AmbienteCultura

Jazida de Vale de Meios assinala distinção internacional com descerramento de placa evocativa

A Jazida com pegadas de dinossáurios de Vale de Meios – Pé da Pedreira, que recentemente viu a sua importância geológica ser reconhecida pela União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS) ao inclui-la na lista dos Segundos 100 Sítios do Património Geológico, vai ser palco da cerimónia do descerrar da placa evocativa do prémio, no dia 16 de dezembro de 2024.

A Jazida, que se encontra na área de administração do Conselho Diretivo dos Baldios de Valverde, Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira, tem atualmente a designação de “Middle Jurassic Dinossaur Footprints from the Serras de Aire and Candeeiros”. Uma distinção que também foi atribuída ao Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Ourém – Torres Novas (MNPD OTN), vulgarmente conhecido como “Pedreira do Galinha”.

Cientificamente, os dois locais são considerados “absolutamente excecionais no que concerne à idade, dimensão e qualidade das pegadas que apresentam. O tipo de pegadas (essencialmente de grandes saurópodes na Pedreira do Galinha e de terópodes em Vale de Meios), complementam-se na interpretação da história geológica, razão pela qual foram classificadas em conjunto”, citamos.

Os Segundos 100 Sítios do Património Geológico da IUGS, receberam o reconhecimento, “porque são do mais alto valor científico, sendo as melhores demonstrações mundiais de características e processos geológicos, locais de fabulosas descobertas da Terra e de sua história, e que serviram para desenvolver as ciências geológicas”.

A apresentação do prémio será feita pelos professores Luís Lopes e Artur Sá, dia 16 de dezembro, no Centro de Interpretação do MNPD OTN, no Bairro, pelas 10 horas, seguindo-se uma visita às pegadas de dinossáurios de Vale de Meios, a cerimónia de descerramento da placa, e encerramento dos trabalhos, ao final da manhã, na sede do Conselho Diretivo dos Baldios de Valverde, Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira.

Segundo o Conselho Diretivo, o prémio representa “uma mais valia no reconhecimento e projeção da nossa comunidade de Compartes”, lê-se no site dos Baldios de Valverde, Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira.

Foto: CD Baldios de Valverde, Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira


Artigos Relacionados

Rancho das Viegas organiza mais uma edição do Festival Nacional de Folclore

Carlos Coelho

Momento histórico assinala aniversário da S.F. Alcanedense

Paulo Coelho

SFA retoma atividade com concerto na ARCA

Portal Alcanede