A Jazida com pegadas de dinossáurios de Vale de Meios – Pé da Pedreira, que recentemente viu a sua importância geológica ser reconhecida pela União Internacional de Ciências Geológicas (IUGS) ao inclui-la na lista dos Segundos 100 Sítios do Património Geológico, vai ser palco da cerimónia do descerrar da placa evocativa do prémio, no dia 16 de dezembro de 2024.
A Jazida, que se encontra na área de administração do Conselho Diretivo dos Baldios de Valverde, Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira, tem atualmente a designação de “Middle Jurassic Dinossaur Footprints from the Serras de Aire and Candeeiros”. Uma distinção que também foi atribuída ao Monumento Natural das Pegadas de Dinossáurios de Ourém – Torres Novas (MNPD OTN), vulgarmente conhecido como “Pedreira do Galinha”.
Cientificamente, os dois locais são considerados “absolutamente excecionais no que concerne à idade, dimensão e qualidade das pegadas que apresentam. O tipo de pegadas (essencialmente de grandes saurópodes na Pedreira do Galinha e de terópodes em Vale de Meios), complementam-se na interpretação da história geológica, razão pela qual foram classificadas em conjunto”, citamos.
Os Segundos 100 Sítios do Património Geológico da IUGS, receberam o reconhecimento, “porque são do mais alto valor científico, sendo as melhores demonstrações mundiais de características e processos geológicos, locais de fabulosas descobertas da Terra e de sua história, e que serviram para desenvolver as ciências geológicas”.
A apresentação do prémio será feita pelos professores Luís Lopes e Artur Sá, dia 16 de dezembro, no Centro de Interpretação do MNPD OTN, no Bairro, pelas 10 horas, seguindo-se uma visita às pegadas de dinossáurios de Vale de Meios, a cerimónia de descerramento da placa, e encerramento dos trabalhos, ao final da manhã, na sede do Conselho Diretivo dos Baldios de Valverde, Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira.
Segundo o Conselho Diretivo, o prémio representa “uma mais valia no reconhecimento e projeção da nossa comunidade de Compartes”, lê-se no site dos Baldios de Valverde, Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira.
Foto: CD Baldios de Valverde, Pé da Pedreira, Barreirinhas e Murteira