Os utentes dos dois lares da freguesia de Alcanede, Centro Social Serra do Alecrim (CSSA) e da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede (SCMA) receberam, no dia 9 de novembro de 2024, a presença do grupo musical “Triofásico”. Os momentos nostálgicos fizeram reviver, a todos os presentes, clássicos que marcaram a infância e juventude dos utentes.
A iniciativa, promovida pela Sociedade Filarmónica Alcanedense e com o apoio da Câmara Municipal de Santarém, “foi recebida com grande entusiasmo pelos presentes”, segundo uma nota de imprensa enviada ao Portal de Alcanede. “Os sons familiares e as melodias nostálgicas proporcionaram momentos de emoção e vivacidade, criando uma atmosfera de convívio e partilha”, lê-se no documento.
Do projeto “Triofásico” fazem parte “quatro talentosos músicos locais”, que nestas visitas aos lares apresentaram “um programa especialmente preparado para os idosos, com uma seleção de músicas que fizeram parte das suas juventudes”. Tratou-se de um repertório “cuidadosamente escolhido para evocar as memórias dos tradicionais bailes das aldeias, transportando o público a uma época de celebração e alegria”, citamos.
Segundo Pedro Frazão, responsável do grupo “Triofásico”, com a realização desta iniciativa a “Sociedade Filarmónica Alcanedense e a Câmara Municipal de Santarém reforçam, assim, o seu compromisso de levar cultura e entretenimento aos mais velhos, reconhecendo o papel importante que a música desempenha na promoção do bem-estar e na revitalização das memórias afetivas”, lembrando que “o sucesso deste evento inspira novas iniciativas para o futuro, sempre com o objetivo de enriquecer a vida cultural e social da comunidade”, disse ao Portal de Alcanede.