O Município de Santarém concedeu à Fábrica da Igreja Matriz de Alcanede um novo apoio financeiro no valor de 25.989,86 euros. Com esta verba, a autarquia cumpre o prometido aquando da inauguração do templo, ficando saldadas as contas das obras de requalificação.
Após quase 4 anos fechada ao público para execução dos trabalhos, a reabertura do templo aconteceu no dia 4 de fevereiro de 2024, ocasião em que Ricardo Gonçalves, perante centenas de fiéis, garantiu que “nós, município de Santarém, temos ajudado e continuaremos a ajudar. Eu falava com o Sr. Presidente da Junta, e o Sr. Pe. Vicente já tinha falado connosco, e não haverá dificuldades, aquilo que faltará saldar o Município de Santarém não deixará de colocar esses montantes que sejam necessários. À comissão, ao Sr. Pe. Vicente, que fique aqui já o nosso compromisso, tudo o que resta saldar, ainda faltam alguns montantes, cá estaremos, haverá outra deliberação e apresentarei aos meus vereadores e com toda a certeza será deliberado”, promessa que agora se concretiza com a atribuição destes 26.000€.
Em declarações ao Portal de Alcanede, Délio Piedade confirmou que este apoio agora atribuído à Fábrica da Igreja Matriz, “permite pagar a última fatura que está em aberto e também o alarme que foi instalado, bem como 3 portas de vidro que estão a ser instaladas no interior“, disse o porta-voz da Comissão Fabriqueira. Nesse sentido, e tal como referido também no dia da inauguração, apenas “o empedrado na lateral exterior direita”, e “o projeto do museu” farão parte de outras contas.