17.4 C
Alcanede
Quinta-feira ,25 Julho, 2024
Coletividades

Alqueidão do Rei celebra Nª Sª da Esperança de 12 a 15 de julho

A festa em honra de Nª Sª da Esperança, em Alqueidão do Rei, vai decorrer de 12 a 15 de julho de 2024, e com algumas novidades em relação aos anos anteriores. Tendo novamente como palco principal a Associação Recreativa e Cultural local, este ano já com a cozinha pronta e com a zona do arraial ainda mais renovada, haverá alterações no que respeita à recolha da fogaça.

A celebrar 42 anos de atividade, os festejos começam na sexta-feira, 12 de julho, com o jantar de patrocinadores, seguindo-se a animação musical com Rui Saraiva e o espetáculo dos Sunset.

No dia 13 de julho, o peditório pelas ruas do lugar “será realizado com um grupo da Sociedade Filarmónica Alcanedense”, estando reservada a principal novidade para a recolha da fogaça, a qual será feita “de uma casa de um habitante da aldeia acompanhado pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Alcanede”, disse Cristiana Santos, da Comissão de Festas. Anteriormente, a fogaça “era recolhida ao domingo durante a procissão”, o que segundo a organização, “limitava, pois a fogaça tinha obrigatoriamente que sair de uma das casas onde a procissão passasse”, citamos. Ainda no sábado, destaques para as atuações do Rancho Folclórico de Viegas, Fora de Série e Hot Crazy Boy, e no domingo, a música será entregue à Sociedade Filarmónica Alcanedense e a João Louro. David C animará o último baile dos festejos, no dia 15 de julho.

No capítulo religioso, destaques para a missa no dia 14 de julho, pelas 15 horas, seguida de procissão pelas ruas de Alqueidão do Rei, e para o Terço pelas famílias e idosos, na segunda-feira, a partir das 15 horas, “os lares da Santa Casa da Misericórdia de Alcanede e da Serra do Alecrim foram convidados a estarem presentes com os seus utentes”, indicou Cristiana Santos ao Portal de Alcanede.

Os festejos em honra de Nª S.ª da Esperança irão também contar com o torneio de chinquilho, quermesse, entrega da bandeira, serviço de restauração (sábado e domingo) e com a tradicional canja de perú, que será servida a todos os presentes no encerramento dos festejos, no dia 15 de julho.

Entradas livres.



Artigos Relacionados

Associação Cultural Desportiva e Recreativa Mosteirense

Paulo Coelho

Festas em Mata do Rei regressam de 24 a 27 de junho de 2022

Portal Alcanede

Mosteiros apresenta novo Grupo Motard “Os Fagulhas”

Portal Alcanede