14.2 C
Alcanede
Segunda-feira ,29 Abril, 2024
ColetividadesSociedade

Vale da Trave prepara-se para três dias de festa

Durante três dias, a localidade de Vale da Trave volta a estar em festa em honra dos padroeiros São Sebastião e São Caetano. Serão, ao todo, 10 artistas e bandas diferentes, que vão pisar o palco para abrilhantar os festejos que decorrerão de 12 a 14 de abril.

O programa contempla as habituais tradições, que a comissão, maioritariamente composta por jovens, faz questão de manter. “No sábado de manhã, temos o peditório acompanhado pelo grupo musical Tons da Serra. Na manhã de domingo, começa o dia com a missa seguida da procissão, onde cinco santos desfilam pelas ruas em andores decorados”, explica a juíza, Eduarda Soares, sublinhando também a existência de jogos tradicionais, quermesse e de gastronomia típica da região.

Mas a edição deste ano também traz novidades, pensadas sobretudo para os mais novos, com o propósito de atrair gente de todas as idades. “Durante as tardes de sábado e domingo, teremos insufláveis com animação e uma equipa responsável pela supervisão das crianças. Estamos entusiasmados por proporcionar momentos divertidos e seguros para os mais pequenos!”, acrescenta Eduarda Soares.

São vários meses de trabalho que culminam em três dias de animação, pensada não apenas para a população de Vale da Trave mas para todos os que visitam a localidade. Segundo a comissão, “as festas populares são fundamentais para preservar a identidade cultural e fortalecer os laços comunitários”. “Ao celebrar as tradições ancestrais, mantém-se viva a história da região, transmitindo conhecimentos e valores às gerações futuras. Além disso, as festas proporcionam momentos de convívio e integração entre os membros da comunidade, promovendo um sentimento de pertença e de solidariedade”, acrescentam.

Programa diverso une tradições e novidades

Os festejos em Vale da Trave começam na noite de sexta-feira, 12 de abril, pelas 20h00, ficando a animação assegurada pelo artista Foka Energie (23h00), seguido de AfricanGroove e do DJ Argolas.

A alvorada de sábado, dia 13, marca o início dos festejos, pelas 09h00, realizando-se o tradicional peditório acompanhado pelo grupo Tons da Serra. A meio da tarde o arraial promete animação musical, insuflável e animação infantil, petiscos e quermesse. O serviço de jantares inicia às 20h00 e, pelas 23h00, sobem ao palco JC Power e David C. Para encerrar, haverá música com o DJ Bitz Pleaze e suas bailarinas funk, e com Peter Sundays.

O último dia dos festejos, domingo, 14 de abril, reserva missa às 15h00 seguida de procissão acompanhada pela Bandinha da Moca, e arraial, de seguida, com animação para miúdos e graúdos, quermesse e petiscos. A partir das 19h00 haverá serviço de jantares e, pelas 23h00, baile com David C.

A entrada é livre.

Foto de capa: Comissão de Festas de Vale da Trave

Artigos Relacionados

AH Bombeiros Voluntários de Alcanede convoca associados para Assembleia Geral

Portal Alcanede

Passo a Passo nova clínica de Fisioterapia já abriu em Alcanede

Portal Alcanede

Xartinho – Homem encontrado sem vida dentro de um poço

Paulo Coelho