14.6 C
Alcanede
Domingo ,28 Abril, 2024
Sociedade

Tentaram assaltar a Igreja Matriz de Alcanede

Um vidro da janela da sacristia partido e fechaduras das portas bastante danificadas, lateral e principal, foram o resultado de uma tentativa de assalto à renovada Igreja Matriz de Alcanede. Não se sabe ao certo quando aconteceu o ato premeditado, mas a descoberta foi feita esta noite de quinta-feira, 7 de março de 2024. A GNR de Santarém foi imediatamente informada.

O individuo, ou indivíduos, forçaram principalmente a porta lateral do templo, tentando extrair a fechadura, ao mesmo tempo que com um pé de cabra, ou algo semelhante, tentaram abrir a porta principal da Matriz. Não satisfeito, ou satisfeitos, ainda partiram a janela da sacristia, o que terá sido um ato de puro vandalismo, já que as grades exteriores da janela não permitem uma entrada fácil no edifício.

Segundo o Pe. Vicente, após pedido de autorização às autoridades para entrar na Igreja, “nada terá sido furtado, pelo menos aparentemente”, disse ao Portal do Alcanede. No entanto, o facto da tentativa de assalto à requalificada Igreja deixou o pároco de Alcanede “chocado”. A GNR de Santarém vai enviar uma equipa ao local durante a manhã de sexta-feira, 8 de março.

Não é a primeira vez que tentam assaltar a Matriz. Tal como o Portal de Alcanede noticiou em 20 de julho de 2022, enquanto decorriam as obras de requalificação, alguém tentou entrar utilizando os andaimes existentes na obra forçando a janela da varanda da fachada principal do templo. Também nessa altura, o ato ficou pela “tentativa de assalto”.

Fica o alerta, mais uma vez, para a presença de “amigos do alheio” ao virar da esquina, aumentando assim, e sempre que possível, o reforço da atenção da população para situações que pareçam suspeitas, entrando em contacto com as autoridades.

Foto: Pe. António Vicente

Artigos Relacionados

Baldio do Vale da Trave vai a votos dia 16 de setembro

Paulo Coelho

Já abriu o novo café restaurante Churrasquinho de Valverde

Portal Alcanede

Junta de freguesia de Alcanede investe em parque infantil e aparelhos fitness para a população sénior

Carlos Coelho