12 C
Alcanede
Quarta-feira ,28 Fevereiro, 2024
AlcanedeColetividades

Nova direção da ARCA dá continuidade às fogaças na festa anual de agosto

A festa em honra de Nª Senhora Mãe da Igreja, em Alcanede, vai decorrer entre os dias 18 e 21 de agosto de 2023, e voltará a contar com as fogaças. Uma tradição retomada pela direção de Tiago Cruz, em 2015, após muitos anos de interregno, e que os atuais órgãos sociais da Associação Recreativa e Cultural de Alcanede (ARCA) pretendem manter viva.

Atualmente a direção da ARCA é presidida por Ricardo Duarte, que através de uma nota de imprensa já fez saber que a tradição será para continuar, esperando uma participação ativa das populações de Alcanede, Colos, Voltas, Oleiros, Quinta da Rainha e Bairro dos Murtais na elaboração das fogaças, convidando os residentes dessas localidades a participarem numa reunião preparatória a realizar no próximo “dia 20 de julho, pelas 21h30”, na sede da coletividade, para “distribuir as fogaças pelas 4 zonas da nossa vila e para que, com tempo, possam realizar a montagem das mesmas”, citamos.

A informação enviada ao Portal de Alcanede indica também que, este ano, os peditórios serão feitos em dois dias diferentes, “o primeiro será no sábado, 12 de agosto, e iremos passar pelos Colos, Voltas, Oleiros, Quinta da Rainha e Bairro dos Murtais”, ficando o segundo reservado para dia 19/08, “na vila de Alcanede”.

Neste momento ainda não é conhecido o cartaz dos festejos, mas é um dado adquirido que o centro da festa será, novamente, no Parque Desportivo de Alcanede.

Foto de capa: Arquivo Portal de Alcanede (2015)

A propósito das fogaças, o Portal de Alcanede convida a ver, ou a rever, o vídeo que realizámos em 2018.

Artigos Relacionados

Fortes suspeitas de fogos postos em Alcanede levam GNR a investigar

Portal Alcanede

Vândalos atacam Ermida de Nª Sª das Neves em Mata do Rei

Portal Alcanede

Covid-19 obriga ao cancelamento da IV Rota do Castelo (Pikada’s Team) e ao adiamento do aniversário do GM Doidos por Elas

Portal Alcanede