20 C
Alcanede
Quarta-feira ,24 Abril, 2024
Educação

Alunos da EB Alcanede participaram no XVI Congresso Cientistas em Ação em Estremoz

Alunos e docentes do Clube Ciência Viva (CCV) da Escola Básica de Alcanede participaram, recentemente, no Congresso Nacional – Cientistas em Ação, que se realizou em Estremoz no final de abril. Na edição deste ano, a EB de Alcanede esteve representada por 21 alunos e 3 professoras.

Durantes os dois dias do XVI Congresso, o grupo visitou o Fluviário de Mora onde observaram as espécies autóctones dos nossos rios, o Centro de Ciência Viva de Estremoz, tendo também participado num workshop sobre a importância dos polinizadores. No último dia do evento, a comitiva alcanedense, apresentou três projetos dinamizados por 12 alunos, “Leveduras em Ação no Fabrico do Pão”, “Gelados com Ciência” e “Bombas de Sementes”, os quais, segundo os responsáveis do Clube de Ciência Viva de Alcanede, “foram apresentados com muito empenho e entusiasmo, estando por isso todos de parabéns”, citamos.

A participação do CCV neste congresso “foi uma experiência única para os alunos, permitiu o contacto com novos contextos de aprendizagem, o desenvolvimento da literacia científica, desenvolvimento das competências ao nível da oralidade e da comunicação em Ciência”, assim como o contacto direto “com cientistas e alunos de outras escolas, troca de experiências e ideias entre pessoas, a discussão e a importância do poder reconhecer-se que afinal em Ciência se pode errar, sem que isso seja um problema”, refere o Clube de Ciência Viva da EB Alcanede numa nota informativa enviada ao Portal de Alcanede.

Nesta viagem ao Alentejo, alunos e professores pernoitaram no Convento das Maltezas, edifício onde se encontra o CCV local. “Esta será uma experiência a repetir”, garantem.

Fotos: Clube Ciência Viva da EB Alcanede

Artigos Relacionados

Clube Ciência Viva na Escola/Eco-Escolas da EB de Alcanede promoveu visita à Ecoteca do PNSAC

Portal Alcanede

Centro de Saúde convida crianças do 1º ciclo do AEA para ação inédita em Alcanede

Paulo Coelho

Painéis do Centro Escolar de Alcanede esperam por reparação desde Janeiro

Paulo Coelho