15.4 C
Alcanede
Domingo ,28 Abril, 2024
Educação

Alunos da EB Alcanede participaram no XVI Congresso Cientistas em Ação em Estremoz

Alunos e docentes do Clube Ciência Viva (CCV) da Escola Básica de Alcanede participaram, recentemente, no Congresso Nacional – Cientistas em Ação, que se realizou em Estremoz no final de abril. Na edição deste ano, a EB de Alcanede esteve representada por 21 alunos e 3 professoras.

Durantes os dois dias do XVI Congresso, o grupo visitou o Fluviário de Mora onde observaram as espécies autóctones dos nossos rios, o Centro de Ciência Viva de Estremoz, tendo também participado num workshop sobre a importância dos polinizadores. No último dia do evento, a comitiva alcanedense, apresentou três projetos dinamizados por 12 alunos, “Leveduras em Ação no Fabrico do Pão”, “Gelados com Ciência” e “Bombas de Sementes”, os quais, segundo os responsáveis do Clube de Ciência Viva de Alcanede, “foram apresentados com muito empenho e entusiasmo, estando por isso todos de parabéns”, citamos.

A participação do CCV neste congresso “foi uma experiência única para os alunos, permitiu o contacto com novos contextos de aprendizagem, o desenvolvimento da literacia científica, desenvolvimento das competências ao nível da oralidade e da comunicação em Ciência”, assim como o contacto direto “com cientistas e alunos de outras escolas, troca de experiências e ideias entre pessoas, a discussão e a importância do poder reconhecer-se que afinal em Ciência se pode errar, sem que isso seja um problema”, refere o Clube de Ciência Viva da EB Alcanede numa nota informativa enviada ao Portal de Alcanede.

Nesta viagem ao Alentejo, alunos e professores pernoitaram no Convento das Maltezas, edifício onde se encontra o CCV local. “Esta será uma experiência a repetir”, garantem.

Fotos: Clube Ciência Viva da EB Alcanede

Artigos Relacionados

Projeto – “Algar do Pena, um Laboratório Vivo”

Portal Alcanede

Alunos finalistas da educação Pré-Escolar lançam livro de Banda desenhada

Carlos Coelho

EB, 2,3 de Alcanede volta a vestir-se de Gala na despedida de mais um ano letivo

Paulo Coelho