16.7 C
Alcanede
Quinta-feira ,18 Abril, 2024
SaúdeSociedade

16 Novos dadores de sangue presentes no Dia da Família e da Saúde celebrado na Fravizel

O Dia da Família e da Saúde voltou a ser celebrado nas instalações do Grupo Fravizel, em Pé da Pedreira, no feriado de 25 de abril de 2023. A iniciativa anualmente organizada pela Fravizel e Coremaq, em parceria com várias empresas e instituições da região, voltou a ter como principal foco a recolha de sangue, o registo de possíveis novos dadores de medula óssea, bem como alertar e consciencializar a comunidade para temas ligados à saúde e bem-estar.

A edição deste ano contou com 70 presenças, 59 pessoas inscritas, 43 dadores, dos quais 16 doaram sangue pela primeira vez. Números que na opinião de Joana Frazão poderiam ser superiores, “nós gostaríamos sempre de ter mais participantes”, considerando que com menos de 80 pessoas “os mínimos não são atingidos, porque penso que a nossa comunidade tem cidadãos bastante responsáveis e que valorizam estas questões, portanto considero, e não desfazendo de todas as organizações que apoiam, que será sempre um número baixo”, desabafou.

A responsável pelo departamento de Recursos Humanos da Fravizel sabe que muitas pessoas têm algum receio em dar sangue, “é legitimo da parte de cada um já que é uma decisão muito pessoal, mas existem aqui duas possíveis contribuições, a dádiva de sangue e a possível inscrição como dador de medula óssea”, lembrando que “quanto maior for o número de dadores maior será a possibilidade de sucesso e continuidade”, disse.

O Dia da Família e da Saúde incluiu também algumas palestras de consciencialização de saúde e bem-estar na sequência das boas práticas do ESG (Environmental, Social and Governance) que o Grupo Fravizel desenvolve em prol de objetivos sociais, “estas organizações aqui presentes vieram falar um bocadinho daquilo que fazem para promover isso”, nomeadamente os Bombeiros Voluntários de Alcanede (BVA) “que é uma das entidades que mais tem feito pela nossa comunidade, não só com ações simples mas também com ações complexas que melhoram a qualidade de vida dos cidadãos e das empresas”, assim como a Santa Casa da Misericórdia de Alcanede (SCMA), “que tem feito várias iniciativas para promover boas práticas com os idosos e a interação intergeracional”, afirmou Joana Frazão.

Além dos BVA e da SCMA, a plateia teve ainda oportunidade de escutar o testemunho de Gonçalo Santos, “um jovem, um exemplo de superação, demostrando como podemos viver com uma limitação. Viver não é só sobreviver”. Gonçalo Santos é de Fráguas – Rio Maior, tem 34 anos, e após um grave acidente está em cadeira de rodas há vários anos. Também alguns jovens da Paróquia de Alcanede, que irão estar nas Jornadas Mundiais da Juventude, marcaram presença no evento, “tantas vezes se fala que os jovens não tomam iniciativas, portanto quando eles as tomam nós devemos de dar o nosso melhor para os apoiar”, salientou a responsável pelos RH da Fravizel.

Com a realização desta iniciativa o Grupo Fravizel voltou a colocar em prática o que diariamente tenta implementar, “queremos que a tecnologia que nós desenvolvemos cumpra sempre os princípios da sustentabilidade, nomeadamente do ponto de vista social, acrescentar maior segurança, acrescentar melhores condições de trabalho, sustentabilidade ambiental criando melhores condições para o nosso meio ambiente” e, ao mesmo tempo, “tentar criar sustentabilidade do ponto de vista económico porque, na verdade, sem esta última as outras duas não se conseguem manter”, frisou Joana Frazão.

O Dia da Família e da Saúde 2023 contou ainda com a participação ativa do Grupo de Dadores Benévolos de Sangue da Freguesia de Abrã, e com o apoio do Portal de Alcanede, “quero agradecer ao Portal de Alcanede por estar sempre connosco porque na prática tem sido o nosso grande parceiro e nós não nos esquecemos disso, gostava que isso fosse registado, vir aqui num dia de aniversário pessoal e onde seguramente existem outras prioridades, é para nós um sinal muito importante que nos dá força para podermos continuar a fazer estas e outras iniciativas. Todos ganham com isto, mas na prática uns dão mais do que outros. Saúde é liberdade”, sublinhou Joana Frazão.

Artigos Relacionados

Funcionária dos CTT de Alcanede vítima de agressão em tentativa de assalto

Paulo Coelho

Formação certificada sobre a responsabilidade legal dos diretores técnicos em IPSS

Portal Alcanede

Parque Desportivo de Alcanede e Balneários abrem oficialmente a 31 de Agosto

Paulo Coelho